Sete dicas para ser mais produtivo e feliz em teletrabalho

Apontar datas importantes numa agenda, fazer intervalos com mais frequência e desligar quando são horas são algumas das dicas para ser mais feliz e produtivo trabalhando a partir de casa.

Com o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19, muitas empresas começam a fazer a chamada para o regresso dos colaboradores ao escritório. No entanto, a tendência parece ser não abandonar completamente o teletrabalho. E há muitas empresas que ou já adotaram o trabalho à distância como o seu modelo de trabalho no futuro ou avançam com modelos híbridos, permitindo aos colaboradores manter alguma componente de trabalho remoto.

A Siemens, por exemplo, adiantou à Pessoas que os colaboradores em Portugal, cujas funções o permitem, vão poder trabalhar remotamente sem limite de dias. Nas telecomunicações, os trabalhadores já voltaram ao escritório, mas noutros moldes. Altice, Nos e Vodafone adotaram modelos híbridos.

Para muitas empresas e trabalhadores o teletrabalho — sempre que as funções o permitam — é ainda uma opção e um modelo que, apesar de oferecer maior flexibilidade, pode também trazer desafios acrescidos ao nível da produtividade e bem-estar.

Conheça sete dicas que, segundo o Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês), vão ajudá-lo a ser mais disciplinado, produtivo, feliz e saudável, enquanto trabalha a partir de casa (ou de qualquer outro lado):

1. Utilize um calendário, agenda ou bullet journal

Esta é a melhor forma de não esquecer e ultrapassar deadlines. “Eu nunca me esqueço de um prazo de entrega porque tenho um sítio específico para anotá-los”, lê-se nas sugestão da publicação norte-americana.

2. Saia de casa pelo menos uma vez por dia

Trabalhar a partir de casa pode, facilmente, criar um estilo de vida mais sedentário. Para evitar isso, saia, pelo menos, uma vez por dia para caminhar, ir verificar as cartas na caixa correio, despejar o lixo… Melhor ainda, pense em incorporar atividade física no seu dia a dia.

3. Experimente um novo hobby

Pense numa atividade ou passatempo que gostaria de começar a fazer. Podem ser aulas de ioga, aprender a bordar ou simplesmente começar a ler mais. “Passatempos criativos são a chave para evitar deitar-se no sofá a fazer scroll no TikTok nas horas de folga.”

4. Tenha uma zona dedicada ao trabalho

Caso tenha possibilidade de fazê-lo, destine uma zona da sua casa ao (tele)trabalho. Um espaço que não tenha de montar todas as manhãs, nem de desmontar ao final de cada dia de trabalho.

5. Não salte as pausas

Muito importantes para tirar os olhos por uns minutos do ecrã, esticar as pernas e voltar com mais energia às tarefas profissionais, as pausas são fundamentais ao longo do dia de trabalho. Promovem o bem-estar e até podem mesmo aumentar a produtividade. Em 2014, a aplicação DeskTime descobriu que quase 10% das pessoas eram mais produtivas quando trabalhavam 52 minutos e faziam, de seguida, uma pausa de 17 minutos. Por isso, não se esqueça de fazer intervalos.

6. Respeite o horário de saída

“Fez o suficiente por hoje. Haverá sempre trabalho mais do que suficiente para fazer até à hora de ir dormir, e ainda tem uma lista completa de tarefas para amanhã.” Por isso, respeite os horários e desligue, pela sua saúde.

7. Estabeleça um objetivo a longo prazo

Vários estudos e investigadores mostram que a antecipação, por si só, é capaz de trazer inúmeros benefícios para o bem-estar psicológico. Além disso, ter objetivos e metas é uma forma de manter a motivação cada dia. Por isso mesmo, estabeleça as suas próximas metas, e trace um plano para como atingi-las.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sete dicas para ser mais produtivo e feliz em teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião