Tem um pensamento inovador? Cinco dicas para melhorar essa capacidade

Procurar formas de pensar diferentes para produzir melhores práticas empresariais que trazem mais-valias, tanto para colaboradores como para clientes, é cada vez mais valorizado pelos empregadores.

Resolução de problemas através de novos métodos e soluções criativas é uma competência cada vez mais valorizada pelos empregadores. Procurar formas de pensar diferentes para produzir melhores práticas empresariais que trazem mais-valias, tanto para colaboradores como para clientes, é imprescindível. E isso traduz-se numa skill: o pensamento inovador.

“Estas competências de pensamento inovador são tão valorizadas no mercado de trabalho que devem ser incluídas num currículo ou carta de apresentação e discutidas durante uma entrevista de emprego. Podemos enfatizar competências como a criatividade ou a resolução de problemas, que serão bem acolhidas pelos empregadores”, refere a Adecco Portugal, em comunicado.

Estes são os conselhos da empresa especializada em recursos humanos para melhorar a sua capacidade de pensamento inovador e ser mais atrativo no mercado de trabalho:

1. Fomente a criatividade

Procure oportunidades para ser criativo no trabalho e na sua vida pessoal“, aconselha a Adecco. Na prática, pode fazê-lo quando, por exemplo, é confrontado com um desafio no trabalho. Experimente fazer uma lista de soluções para o problema que encontrou, usando a sua imaginação para gerar ideias.

2. Aprenda com o fracasso

Muitos inovadores acreditam que o fracasso é o melhor instrumento de ensino. “Dar a si próprio espaço para falhar e avaliar os erros pode aumentar a sua capacidade de pensar de forma criativa. Pense nas tentativas falhadas como uma forma de testar uma ideia e avançar para a solução seguinte”, refere empresa de recursos humanos.

3. Considere todas as ideias

“Os pensadores inovadores deixam as suas ideias fluir sem limites.” Criar uma mentalidade onde cada conceito tenha potencial durante o processo de pensamento inicial é fundamental para não excluir nenhuma solução que pode ser mais interessante do que pensou no início. Além disso, o contributo de outros pode também ser uma parte importante da formação de ideias.

4. Expanda a sua base de conhecimentos

Os inovadores reconhecem que as ideias podem vir de qualquer fonte e, por isso mesmo, deve concentrar-se em aumentar os conhecimentos através do desenvolvimento profissional e pessoal, defende a Adecco.

5. Reconheça a inovação

Finalmente, celebre também o pensamento nos outros. Experimente explorar métodos de resolução criativa de problemas e descubra como outros inovadores geram ideias. Isso servirá de inspiração para a sua própria criatividade.

Pensamento inovador em ação

Os profissionais que inovam são valorizados pela forma como prosseguem ativamente iniciativas que melhoram a eficiência e trazem novas ofertas aos clientes e colegas. Demonstre as suas competências a este nível fornecendo soluções para problemas e partilhando ideias com o seu gestor de equipa sobre como melhorar determinada situação; agindo de acordo com as suas próprias ideias; aprendendo a incorporar novas competências; e solicitando feedback sobre essas mesmas ideias que lhe vão surgindo.

“Os pensadores inovadores raramente trabalham sozinhos. Precisam de ajuda para implementar novas ideias com competências que podem não possuir. Pense em ideias inovadoras com colegas de trabalho e faça um plano para atingir um objetivo comum”, finaliza a Adecco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem um pensamento inovador? Cinco dicas para melhorar essa capacidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião