Três quartos das grandes obras em Portugal em 2021 atribuídos a construtoras nacionais

  • ECO
  • 12 Janeiro 2022

As empresas de construção nacionais conseguiram arrecadar 500 milhões em obras públicas de grande dimensão adjudicadas em Portugal no ano passado, o que representa três quartos da fatia total.

Em 2021, as empresas de construção nacionais conseguiram a maior fatia das obras públicas de grande dimensão (superiores a dez milhões de euros) adjudicadas em Portugal. Dos 640 milhões de euros somados entre as mais de duas dezenas de empreitadas contratadas, 500 milhões foram para construtoras nacionais, o que corresponde a três quartos do valor total, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

Segundo os dados do portal Base, a Mota-Engil assinou o maior contrato no ano passado, no valor de 132,9 milhões de euros, para a execução dos túneis de drenagem da cidade de Lisboa, seguindo-se os cerca de 87 milhões de euros da empreitada ferroviária de via e catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e construção civil do subtroço Évora–Évora Norte, que juntou a Mota-Engil e a Teixeira Duarte.

Nos anos anteriores, foram os agrupamentos que integram empresas espanholas a arrecadar algumas das grandes obras públicas em Portugal, mas no ano passado não conseguiram ir além de 87 milhões de euros, ou seja, contrataram menos de 14% da fatia total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três quartos das grandes obras em Portugal em 2021 atribuídos a construtoras nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião