Regras orçamentais da UE em revisão. O que defende cada país?premium

Vários líderes têm defendido uma flexibilização das regras orçamentais europeias, mas alguns Estados-membros poderão resistir a grandes mudanças.

As regras orçamentais da União Europeia, que ditam limites ao défice e à dívida pública, foram suspensas durante a pandemia, mas deverão voltar em 2023. No entanto, o regresso deverá acontecer em moldes diferentes, já que está a ser feita uma revisão. Existe algum consenso entre os Estados-membros que estas regras devem ser mudadas, mas a forma de o fazer é uma questão mais complicada,com os países a apresentarem visões diferentes. Na primeira reunião do ano do Eurogrupo, os ministros das Finanças da Zona Euro já começaram a discutir as mudanças ao Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), e algumas divergências surgiram. As regras atuais, ainda suspensas até ao final do ano, ditam que o défice deve ficar abaixo de 3% e que a dívida pública deve ser inferior a 60% do PIB.Existem ainda

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.