Bolsas aceleram com notícia de possível retirada de algumas tropas russas

Os investidores estão a pesar sinais positivos de diplomacia entre Rússia e Ucrânia, mas incerteza condiciona as negociações. Notícia de retirada de algumas tropas acelerou os índices.

Depois das quedas expressivas provocadas pelo risco de guerra na Ucrânia, a bolsa de Lisboa recupera na sessão desta terça-feira e já sobe mais de 1%. Os ganhos aceleraram depois de a Bloomberg noticiar que algumas tropas vão começar a regressar à base, citando o Ministério da Defesa da Rússia.

O português PSI-20 está a ganhar 1,33%, cotando em 5.581,14 pontos, com a maioria dos títulos no verde. A EDP Renováveis puxa pelo desempenho do índice de referência, ao subir 2,82%, para 17,48 euros, enquanto a casa-mãe EDP soma 1,20%, para 4,04 euros por ação.

Ainda nos ganhos destaca-se o BCP, que valoriza 2,51%, para 0,1922 euros, depois de na sessão anterior ter chegado a cair 5%, corrigindo os fortes ganhos assentes no cenário de subida dos juros na Zona Euro e na Polónia. A Galp soma 0,54%, para 10,04 euros, depois de ter iniciado a sessão com uma queda.

A Ibersol sobe 4,18%, para 4,98 euros, recuperando depois de ter protagonizado a maior queda do índice esta segunda-feira. Este mês, foi tornado público que a Burger King Portugal rasgou o contrato que permitia que o grupo explorasse a marca.

Em terreno negativo encontra-se apenas a Corticeira Amorim, que recua 0,59%, para 10,18 euros, e a Novabase, que perde 0,82%, para 4,82 euros.

Perante as notícias da retirada de tropas, as bolsas europeias viram os ganhos aumentar, depois de ter arrancado a sessão junto da linha de água. O pan-europeu Stoxx 600 segue agora a somar 0,96%, enquanto o francês CAC-40 ganha 1,31%, o espanhol IBEX-35 valoriza 0,83% e o alemão DAX avança 1,02%.

Por outro lado, a queda nos preços do petróleo que já se verificava durante esta sessão acentuou-se. O barril de Brent, referência europeia, cai 2,72% para 93,8 dólares, enquanto o crude WTi recua 2,88% para 92,71 dólares.

(Notícia atualizada às 9h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas aceleram com notícia de possível retirada de algumas tropas russas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião