Universidade do Minho distingue Helena Machado com Prémio de Mérito Científico

Esta distinção é atribuída anualmente a investigadores da Universidade do Minho que se destaquem pela sua atividade de excelência.

A Universidade do Minho (UMinho) entregou, na cerimónia do seu 48.º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2022 a Helena Machado, professora catedrática e investigadora do Instituto de Ciências Sociais. Fernando Alexandre, do Núcleo de Investigação de Políticas Económicas (NIPE) e professor da Escola de Economia e Gestão, também foi distinguido com este prémio.

“Sinto honra e gratidão, porque a UMinho criou-me as condições para eu ter liberdade para escolher os temas de investigação e eu sou devedora dessa liberdade”, afirma Helena Machado, citada em comunicado.

Especialista nas dimensões éticas, sociais e políticas de partilha transnacional de dados genéticos e as controvérsias referentes a tecnologias emergentes no domínio da identificação criminal, a investigadora é também coautora de mais de 200 trabalhos académicos, livros e capítulos de livros de editoras internacionais e nacionais.

Helena Machado é doutorada em Sociologia, na área de conhecimento de Sociologia e Metodologias Fundamentais e Agregada em Sociologia. Em 2015 foi-lhe atribuída uma “Consolidator Grant” de 1,8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação, um dos financiamentos mais competitivos do mundo.

O economista e professor Fernando Alexandre foi também distinguido com o mesmo prémio, que homenageia investigadores da Universidade do Minho que se destaquem pela sua atividade de excelência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade do Minho distingue Helena Machado com Prémio de Mérito Científico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião