Ricardo Paes Mamede será o diretor da nova escola do Iscte em Sintra

O docente irá liderar a nova escola de investigação e ensino de tecnologias digitais que o Iscte irá abrir no centro da vila histórica em setembro.

Ricardo Paes Mamede será o diretor da Iscte-Sintra, a nova escola de investigação e ensino de tecnologias digitais que o Iscte irá abrir no centro da vila histórica no próximo mês de setembro, revela a universidade esta sexta-feira, em comunicado.

“O mundo encontra-se em transformação devido às novas tecnologias digitais que estão a alterar profundamente o modo como vivemos, como consumimos, como produzimos, como comunicamos, como investimos, como aprendemos e como nos divertimos. Estas mudanças exigem competências em domínios tecnológicos como a inteligência artificial, a cibersegurança, a robótica, o desenvolvimento de software e de aplicações, mas também o cruzamento com outras áreas do saber, como as ciências sociais”, começa por dizer Ricardo Paes Mamede.

“A Iscte-Sintra irá apostar num ensino orientado para a resolução de problemas, em estreita articulação com os empregadores e com os desafios sociais do território em que se insere”, continua.

Ricardo Paes Mamede, professor de economia política no Iscte, vai liderar a quinta escola do Iscte, que se junta às quatro já sedeadas em Lisboa, em Entrecampos. A instituição de ensino de Sintra irá oferecer vários cursos de licenciatura em tecnologias digitais, um curso de matemática aplicada às tecnologias digitais e outro de política, economia e sociedade.

A Escola Iscte-Sintra compromete-se, também, a assumir outro tipo de desafios. “Queremos atrair mais mulheres para os cursos de tecnologia, desmistificando a ideia de que se trata de uma área a que só os homens se dedicam”, assegura o docente.

O Iscte já tem um terreno na vila de Sintra, cedido pelo Município, para a construção de um edifício de raiz que irá acolher a nova escola universitária na Portela de Sintra, a cinco minutos a pé da estação dos comboios de ligação a Lisboa. A construção do primeiro estabelecimento universitário do Iscte fora da capital será concretizada no âmbito de uma parceria com a Câmara de Sintra, presidida por Basílio Horta, a qual prevê o apoio às despesas de desenvolvimento do projeto. A partir de 2026, o Iscte prevê acolher cerca de 3.000 estudantes no seu novo polo.

Os cursos de licenciatura com que a escola irá arrancar em setembro de 2022 começarão por funcionar num edifício no centro de Sintra, entre o Centro Cultural Olga Cadaval e a Biblioteca Municipal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Paes Mamede será o diretor da nova escola do Iscte em Sintra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião