Brent a 112,5 dólares caminha para subida semanal de 14%

Tendo atingido um máximo de uma década esta semana, o WTI caminha para uma valorização semanal de 18% e o Brent de 14%.

As cotações do barril do petróleo voltam a subir esta sexta-feira, devido aos contínuos receios do Ocidente de que as sanções económicas e financeiras irão causar disrupção nas exportações russas de petróleo, reduzindo a oferta num mercado já desequilibrado por uma forte procura pós-pandémica. A notícia de um incêndio numa central nuclear na Ucrânia, que já terá sido extinto, também está a contribuir para o receio dos investidores.

O barril de Brent cotado em Londres, o qual serve de referência para as importações portuguesas de petróleo, sobe 1,9%, para 112,52 dólares, mas já chegou a negociar nos 114,23 dólares. Esta quinta-feira, a cotação tinha aliviado 2,2%, depois de, ao início da manhã, ter tocado máximos de 11 anos, perto dos 120 dólares por barril.

Já o WTI cotado em Nova Iorque valoriza 2,2%, para 110,04 dólares, tendo tocado nos 112,84 dólares durante a sessão. Esta quinta-feira, o preço do barril desceu 2,6%.

Petróleo sobe

De acordo com os dados da Reuters/Refinitiv, os preços do petróleo deverão terminar a semana com a maior subida semanal desde meados de 2020ano em que foram registados quedas recorde devido à menor procura, seguidas de recuperação.

Tendo atingido um máximo de uma década esta semana, o WTI caminha para uma valorização semanal de 18%. A do Brent é rondará 14%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent a 112,5 dólares caminha para subida semanal de 14%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião