PSI-20 cavalga preços do petróleo na melhor semana desde 2020

A escalada dos preços do petróleo está a dar um impulso muito significativo às ações da Galp Energia. Petrolífera deu melhor semana de ganhos dos últimos dois anos ao PSI-20.

As bolsas europeias registaram subidas significativas esta sexta-feira e o índice de referência português fechou mesmo aquela que foi a melhor semana de ganhos dos últimos dois anos, cavalgando a escalada dos preços do petróleo.

O PSI-20 somou 1,51% e encerrou a sessão a cotar em 5.608,01 pontos. Com esta subida, o principal índice da bolsa de Lisboa acumulou um ganho semanal de 5,18%, só ultrapassado pela recuperação registada na semana de 10 de abril de 2020.

O desempenho positivo está associado às ações da Galp Energia, que por sua vez estão a valorizar com a escalada dos preços do petróleo. Depois de ter disparado quase 11% no acumulado da semana passada, a petrolífera portuguesa somou mais 4% esta semana, para 11,245 euros, o preço de fecho mais alto desde junho de 2020. O Brent subia 2,85% por volta da hora de fecho da bolsa, a negociar nos 112,18 dólares o barril.

Evolução das ações da Galp:

A guerra na Europa tem virado os mercados do avesso nas duas últimas semanas e a bolsa de Lisboa não está a ser exceção. Os investidores estão a digerir as notícias vindas da Ucrânia e o início de um novo ciclo económico de subida das taxas de juro. Esta semana em concreto voltou a ser marcada por intensa volatilidade e a subida de 1,51% do PSI-20 esta sexta-feira deve ser vista à luz da queda de 1,3% que sofreu na sessão anterior.

Além da Galp, também o BCP brilhou nesta sessão ao somar 2,19%, para 14 cêntimos por ação. Em conjunto com a subida de pouco mais de 2% da operadora Nos, os dois títulos contribuíram para o bom desempenho do PSI-20.

Já o grupo EDP teve um contributo misto na sessão. A EDP subiu 0,42%, para 4,34 euros, mas a EDP Renováveis desvalorizou 0,18%, para 22,66 euros, travando ligeiramente os ganhos na bolsa.

Mas o topo da tabela das maiores subidas é ocupado pela Ibersol. A empresa já começou a negociar a venda dos restaurantes Burger King, depois de a cadeia de fast food americana ter rasgado o contrato que mantinha com a cotada portuguesa. As ações dispararam 9,88% esta sexta-feira, para 5,56 euros.

Ainda assim, a Ibersol é uma das quatro empresas que vão ser despromovidas da primeira liga da bolsa de Lisboa ainda este mês. A decisão foi tomada esta semana pela Euronext Lisbon, que se prepara para mudar o nome do PSI-20 para PSI. O novo benchmark português terá 15 empresas, menos do que era antecipado pelos analistas financeiros.

No resto do continente europeu, e numa altura em que se registam quedas nas bolsas norte-americanas, o Stoxx 600 somou 1,07%. O alemão DAX destacou-se com um ganho de 1,59%.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 cavalga preços do petróleo na melhor semana desde 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião