Nas notícias lá fora: petróleo, crescimento e AstraZeneca

A União Europeia está ainda a ponderar possíveis sanções à Rússia, nomeadamente um embargo ao petróleo proveniente do país. Por França, a guerra vai obrigar a um ajuste das previsões de crescimento.

A guerra na Ucrânia está a ter várias consequências, e a União Europeia está ainda a ponderar possíveis sanções à Rússia, nomeadamente um embargo ao petróleo proveniente do país. Se tal acontecer, a América Latina pode surgir como uma alternativa ao fornecimento da matéria-prima. Outras consequências são também o ajuste de previsões económicas, o que irá acontecer em França, como já admitiu o ministro das Finanças. Nas notícias internacionais continua ainda a estar o coronavírus, com a AstraZeneca a desenvolver um medicamento que será eficaz contra sub-variantes da Ómicron. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes internacionais.

Reuters

UE pondera embargo a petróleo russo

Os governos da União Europeia vão considerar a possibilidade de impor um embargo de petróleo à Rússia pela invasão da Ucrânia. Os Estados Unidos e o Reino Unido já tomaram medidas semelhantes, mas a UE ainda não avançou com a mesma resposta devido à dependência da Rússia. Os líderes europeus vão reunir esta semana com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma série de discussões com vista a fortalecer a resposta do Ocidente a Moscovo.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

El Economista

Além da Venezuela, ainda há gás na América Latina para a Europa

A Europa tem dificuldades em substituir o gás que compra da Rússia, pelo que poderá ser necessário cobrir a quota de gás natural com fornecedores noutras regiões fora da Europa. Os EUA poderão tornar-se o principal beneficiário da Europa se a Rússia decidir fechar a torneira do gás, mas países localizados na América Central e do Sul têm também um saldo líquido a seu favor no petróleo e gás. A Venezuela é o maior depósito de gás ao sul do Mar do Caribe, mas destacam-se também países como o Brasil e Argentina. Segundo um relatório do Instituto de Finanças Internacionais, o aumento dos preços das matérias-primas poderá ter um efeito positivo em toda esta região.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Le Figaro

França deverá rever previsões de crescimento económico devido à guerra na Ucrânia

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse que o país vai tentar ter mais clareza sobre os efeitos da invasão russa da Ucrânia antes de rever as previsões de crescimento económico. No entanto, não mostrou dúvidas de que terão de ser ajustados os números: “É claro que vamos rever a nossa previsão de crescimento”, admitiu o ministro no domingo, numa transmissão LCI-Le Figaro-RTL.

Leia a notícia completa no LeFigaro (acesso livre, conteúdo em francês)

Reuters

Medicamento da AstraZeneca contra a Covid neutraliza sub-variantes da Ómicron

A AstraZeneca tem um “cocktail” à base de anticorpos para prevenir e tratar a Covid-19, que diz ter demonstrado ter atividade neutralizante contra sub-variantes da Ómicron, incluindo a subvariante BA.2 que é altamente contagiosa. As conclusões surgiram a partir de um estudo laboratorial independente, da Universidade de Washington, que mostrou que a terapia reduziu a quantidade de vírus detetada em amostras testadas em pulmões de ratinhos.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Vendedores de imóveis no Reino Unido aumentam os preços com mercado mais forte de sempre

Os vendedores de casas no Reino Unido estão a aproveitar o mercado de primavera mais forte já registado, com preços em máximas históricos e os compradores a superar significativamente o número de propriedades disponíveis. Os preços médios de venda ultrapassaram a barreira de 350.000 libras este mês pela primeira vez, depois de dispararem 1,7%, o maior aumento no mês de março desde 2004, de acordo com o site imobiliário Rightmove.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: petróleo, crescimento e AstraZeneca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião