Sumol+Compal aumenta salários de entrada

Com cinco unidades industriais (quatro em Portugal e uma em Moçambique) e mais de 40 linhas de enchimento, a empresa quis manter salário de entrada acima do SMN.

A Sumol+Compal vai atualizar em 6,57% o salário de entrada dos colaboradores, para um ordenado base mínimo de 730 euros, valor a que acresce o subsídio de refeição e o prémio de produtividade elevando para 920 euros a retribuição mínima na companhia. No regime noturno salário é de 970 euros, anunciou a empresa de bebidas. A decisão já está em vigor.

“Historicamente a política salarial da empresa sempre foi a de ter um salário de entrada superior ao salário mínimo nacional e esta atualização cumpre o mesmo desígnio”, refere a companhia. Este ano o Salário Mínimo Nacional é de 705 euros/brutos.

A retribuição mínima de referência para o 1º nível funcional na Sumol+Compal é assim agora 920 Euros. “Esta retribuição inclui a remuneração base, atualizada para um mínimo de 730 euros, o subsídio de refeição e o prémio de produtividade. No caso dos colaboradores que trabalham em regime de turnos esta retribuição mínima será de 970 euros, à qual acrescerá a retribuição referente ao trabalho noturno”, diz a companhia.

Com esta decisão, a empresa aumentou em 6,57% o salário mínimo de entrada face ao ano anterior, já que no ano passado o salário base de entrada rondava os 685 euros/brutos. A Sumol + Compal tem cerca de 1.200 trabalhadores.

A empresa junta-se assim a outras do setor alimentar e de bebidas, como o Grupo Super Bock ou Grupo Nabeiro, que avançaram com atualizações salariais e aumentos do salário mínimo de entrada dos seus colaboradores.

Seguro de saúde (extensível ao agregado familiar), seguro de vida e de acidentes pessoais são outros dos benefícios atribuídos pela empresa.

“A empresa tem vindo a apostar cada vez mais na valorização profissional dos seus colaboradores, tendo criado uma academia interna, a Academia Sumol+Compal, que garante um plano de formação ao longo da carreira e a atualização de práticas e novas competências para todos os colaboradores”, destaca ainda a companhia.

Com cinco unidades industriais (quatro em Portugal e uma em Moçambique) e mais de 40 linhas de enchimento, a Sumol + Compal apresenta-se como o maior maior grupo económico de bebidas não alcoólicas em Portugal, atuando desde o processamento de fruta — anualmente são processadas 25 mil toneladas de fruta em Almeirim –, passando pela produção e distribuição de 16 marcas. Estão presentes atualmente em mais de 70 países.

(notícia atualizada às 14h com o valor do aumento face ao ano anterior)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sumol+Compal aumenta salários de entrada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião