Moção de Nuno Melo a mais votada
Moção de Nuno Melo foi a mais votada no Congresso do CDS-PP com 73% dos votos. "Não é tempo de deprimir, é tempo de reagir", disse o eurodeputado aos congressistas.
A moção de estratégia de Nuno Melo foi a mais votada no 29.º Congresso do CDS-PP, com 854 votos, e o eurodeputado será o novo presidente do partido depois de eleitos os órgãos nacionais. A moção do eurodeputado Nuno Melo, “Tempo de Construir”, foi uma das quatro levadas a votos, em alternativa, e obteve 73% dos votos. Com este resultado, caberá a Nuno Melo apresentar a lista à Comissão Política Nacional, que será votada entre as 09:00 e as 12:00 deste domingo.
Minutos antes da votação, Nuno Melo fez uma intervenção ao congresso. O candidato à liderança do CDS-PP defendeu que, apesar da situação que o partido atravessa, com a perda da representação parlamentar, “não é tempo de deprimir, é tempo de reagir“. Na segunda vez que se dirigiu ao 29.º Congresso nacional, que arrancou hoje em Guimarães e termina no domingo, o eurodeputado falou na “angústia” que os democratas-cristãos sentiram quando foi retirada das paredes da Assembleia da República a placa com a indicação “grupo parlamentar do CDS-PP”, bem como no arranque da nova legislatura sem deputados do CDS-PP.
As moções de estratégia global visam fixar a orientação geral do partido no próximo mandato. A segunda moção mais votada foi a moção A, “Trazer a democracia cristã para o século XXI”, de João Seabra Duque, com 109 votos (9%), seguindo-se a moção E, “O Futuro para o CDS Partido Popular”, do atual dirigente nacional Miguel Matos Chaves, com 104 votos (9%). A moção menos votada foi a D, “A soma que dá um”, do dirigente distrital Otávio Rebelo da Costa, com 35 votos (3%).
O processo de votação arrancou às 23:29 e gerou longas filas à volta da sala do pavilhão multiusos de Guimarães e só fechou pelas 02:30.
O primeiro dia de trabalhos durou cerca de 15 horas e encerrou pelas 03:00, já com muito poucos congressistas na sala. “Boa noite, bom descanso e até mais logo”, despediu-se o presidente da Mesa do Congresso, Martim Borges de Freitas, recordando que a votação dos órgãos nacionais começa às 09:00.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moção de Nuno Melo a mais votada
{{ noCommentsLabel }}