Só há uma portuguesa na lista de bilionários da Forbes 2022

Maria Fernanda Amorim (e família) é a única portuguesa a figurar a lista dos bilionários da revista Forbes. O CEO da Farfetch, José Neves, abandona lista após estar presente em 2021.

Maria Fernanda Amorim, viúva do empresário Américo Amorim, e a sua família figuram em 601.º lugar, e são os únicos representantes portugueses na lista dos bilionários mais ricos da revista Forbes em 2022.

A empresária de 87 anos e as suas três filhas subiram sete lugares desde a lista compilada em 2021 pela Forbes, embora o seu património se mantenha inalterado nos 4,7 mil milhões de dólares. Por sua vez, o CEO da Farfetch, José Neves, não está presente na mais recente lista compilada, após ter ocupado o lugar 1.249 em 2021, com um património avaliado em 2,5 mil milhões de dólares.

Maria Fernanda Amorim e família herdaram a fortuna de Américo Amorim, que morreu em 2017 depois de sessenta anos à frente da Corticeira Amorim e investimentos no setor energético e bancário. Amorim detém uma participação de 18% na Galp Energia, cuja empresa é presidida pela filha mais velha, Paula Amorim.

Apesar da fortuna da família Amorim ter caído dos 4,8 mil milhões de dólares, em 2019, para 3,8 mil milhões em 2020, este valor foi recuperado quase na totalidade em 2021, tendo-se mantido até hoje.

A edição de 2022 dos bilionários mais ricos da Forbes conta com 2.678 personalidades, contra 2.775 em 2021, sendo que desta lista, 735 bilionários estão nos Estados Unidos da América e em segundo lugar está a China com 607.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só há uma portuguesa na lista de bilionários da Forbes 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião