Preocupações com procura fazem brent cair 1%. Queda semanal deve ser 4%
O desempenho dos contratos de referência do "ouro negro", Brent e WTI, aponta para quedas semanais de cerca de 4%.
Os preços do petróleo prolongam as perdas nesta sessão, encaminhando-se para uma queda semanal de 4%. A perspetiva de aumentos de taxas, crescimento global mais fraco e confinamentos na China devido à Covid deixam a procura pela matéria-prima sob pressão, mesmo com a União Europeia a ponderar a proibição do petróleo russo.
Esta manhã, o barril de brent, que é a referência europeia, recua 1,09% para os 107,14 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, perde 1,14% para os 102,61 dólares.
Apesar da volatilidade na negociação nos últimos dias, que ainda assim foi mais calma face às semanas iniciais da guerra, o desempenho de ambos os contratos de referência aponta para quedas semanais de cerca de 4%.
Por um lado, os receios com o lado da procura pelo “ouro negro” penalizam os preços. “As preocupações com o crescimento na China estão a pesar sobre os preços do petróleo na Ásia hoje, agravadas pela liquidação de ações que varreu os mercados dos EUA durante a noite, com o aumento dos receios de que o aperto da Fed possa levar os EUA a uma desaceleração também”, apontou Jeffrey Halley, analista de mercado da OANDA, citado pela Reuters.
Ainda assim, o possível embargo da UE a petróleo russo, as sanções em curso à Rússia e o défice de oferta causado pela guerra na Ucrânia vão ajudar os preços do petróleo a permanecerem fortes no longo prazo, sinalizou Tina Teng, analista da CMC Markets, à agência noticiosa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preocupações com procura fazem brent cair 1%. Queda semanal deve ser 4%
{{ noCommentsLabel }}