Preços do gás natural recuam 7% para menos de 100 euros/MWh

Futuros de referência na Europa descem mais de 7% esta sexta-feira, aproximando-se dos preços registados no início de uma semana de alta volatilidade no mercado.

Os preços de referência do gás natural na Europa voltam a descer esta sexta-feira, caindo mais de 7% e negociando abaixo dos 100 euros por MWh (megawatt-hora), segundo dados da Barchart, consultados às 7h15 em Lisboa.

Depois da escalada dos preços registada esta semana, na sequência da decisão da Rússia de cortar o abastecimento de gás natural à Polónia e à Bulgária, os futuros do TTF para entrega em junho recuavam mais de 7% na manhã desta sexta-feira, para 99,84 euros/MWh.

O mercado de gás natural caminha assim para fechar uma semana de grande volatilidade, bastante influenciada pelas tensões entre a Rússia e o Ocidente. Mas apesar de ter chegado a disparar 20% na quarta-feira, o gás natural TTF aproxima-se esta sexta-feira dos preços a que negociava no início da semana.

Esta semana fica ainda marcada pelo acordo político alcançado pelos governos português e espanhol com a Comissão Europeia, que vai permitir impor limites no preço do gás natural na Península Ibérica. O mecanismo, que deve durar 12 meses, vai permitir limitar o custo do gás a uma média de 50 euros/MWh, uma medida que visa desassociar os preços grossistas da eletricidade da escalada dos preços do gás natural nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do gás natural recuam 7% para menos de 100 euros/MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião