Hoje nas notícias: Teletrabalho, professores e BES

  • ECO
  • 6 Maio 2022

Do teletrabalho aos professores, passando pela falência do BES, conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

Os empregadores vão pagar até 50 euros por mês para despesas do teletrabalho. Dezenas de professores com mais de 62 anos ainda concorrem por um lugar no quadro. Advogados ganham dez milhões de euros com falência do BES. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

Empresas vão pagar até 50 euros por mês para despesas do teletrabalho

Os funcionários que se encontrem em teletrabalho vão ter direito a um subsídio mensal pago pelo empregador, no valor de até 50 euros, para cobrir custos como eletricidade e internet. A medida está a ser preparada pelo PS com o objetivo de simplificar as regras do teletrabalho que entraram em vigor em janeiro. A proposta prevê que o valor deste subsídio deverá ser livremente acordado entre as partes, respeitando o limite máximo mensal de 50 euros. As empresas poderão contabilizar este valor como custo sem necessidade de apresentar faturas e o colaborador não deverá ser tributado em sede de IRS, tal como sucede com o subsídio de almoço.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

SIS monitoriza russo de Setúbal há anos

Igor Khashin, o líder da comunidade russa em Setúbal, que participava no acolhimento de refugiados ucranianos com a mulher, já é monitorizado pelo Serviço de Informações e Segurança (SIS) há alguns anos. Os conselhos de compatriotas russos, como aquele que Khashin dirigia em Portugal, são acompanhados com mais atenção desde 2014, depois da anexação da Crimeia pela Rússia. É no SIS que funciona o departamento de contraespionagem, mas não existe, porém, qualquer investigação de foro criminal na Polícia Judiciária ou no Ministério Público relativa às atividades deste russo.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Dezenas de professores com mais de 62 anos ainda concorrem por um lugar no quadro

Nas disciplinas com mais candidatos a um lugar na carreira docente há 88 professores a contrato que têm mais de 62 anos. No total registaram-se cerca de 55 mil candidaturas para 3.259 vagas. No ano passado houve mais de 60 mil para 2.424 lugares. Como os professores podem concorrer para lecionar a mais do que uma disciplina, o número de candidaturas não equivale ao de candidatos. Os concursos externos têm servido quase exclusivamente para assegurar um lugar no quadro a quem se encontra a contrato. Isto tem acontecido desde 2015 para garantir o cumprimento de uma diretiva europeia que impede a utilização abusiva de contratos a prazo, através de um mecanismo que é conhecido como “norma-travão”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Advogados ganham dez milhões de euros com falência do BES

Os advogados já ganharam 10,77 milhões de euros com o processo de falência do BES. A comissão liquidatária do antigo banco da família Espírito Santo realizou esta despesa com um conjunto de 25 advogados e escritórios de advogados, entre 2016 e 2021, de dez países. Espanha e Portugal, onde correm mais processos judiciais, têm o número mais elevado de profissionais a quem foram pagos encargos com a assessoria jurídica. Além de Portugal e Espanha, surgem advogados e escritórios de advocacia na Suíça (dois), Angola, Brasil, Estados Unidos, ilhas Caimão (nas Caraíbas), Luxemburgo, Reino Unido e Venezuela, todos estes sete países com um escritório.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Maioria das câmaras vende a água abaixo do preço de custo

A maioria dos serviços de águas e saneamentos não tem receitas para cobrir os custos: só 37,7% das 233 entidades gestoras de abastecimento de água às populações e 23,7% das 227 responsáveis pelos esgotos o conseguem. A maioria está sob pressão para agregar-se e aumentar tarifas. Segundo o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2021), em 2020, o número de distribuidores de água com volumes superiores a 100% dos custos era de apenas 88, enquanto 113 ficaram abaixo.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Teletrabalho, professores e BES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião