Promoção da saúde mental cresce em instituições espanholas
Várias instituições, empresas e sociedades espanholas estão a demonstrar um interesse crescente em aplicar medidas que promovam o bem-estar dos espanhóis, principalmente a nível mental.
Nos últimos meses, empresas, instituições e sociedades espanholas têm lançado um crescente número de iniciativas promotoras do bem-estar físico e mental dos espanhóis, que visam cumprir os Sustainable Development Goals – SDG3 – principalmente o “Garantir vidas saudáveis e a promoção do bem-estar para todos em todas as idades”, noticia a Servimedia.
Recentemente, Pilar Alegría, ministra da Educação e Formação Profissional, anunciou a criação de um Plano de Saúde Mental, com cinco milhões de euros, como parte do Plano de Ação de Saúde Mental e Covid-19 de 2021-2024. Mas as iniciativas não se ficam por aqui.
A verdade é que marcas de diferentes setores estão também a avançar com ações para garantir a saúde psicológica e o bem-estar das pessoas. Há apenas alguns dias, a IKEA e o Conselho Geral de Psicologia divulgaram, até, conclusões preliminares de um estudo que analisa a relação dos diferentes aspetos da vida doméstica com o bem-estar, a felicidade e outras variáveis psicológicas, como a ansiedade ou a solidão.
O estudo concluiu que um em cada três espanhóis tem um provável caso de ansiedade, um em cada quatro tem um provável caso de depressão e um em cada cinco teve um caso de ideação suicida no último mês. Metade dos inquiridos relatou ter sentido problemas de sono e um em cada oito diz que se sente só.
A Maybelline New York foi outra das empresas que adotou este tipo de iniciativas. A marca de cosméticos introduziu um programa para elevar o perfil da saúde mental, que oferece ferramentas de apoio sob a bandeira ‘BraveTogether’, e é dirigido a qualquer pessoa que esteja a sentir ansiedade ou depressão e que precise de ajuda.
Já a comunidade “Malas Madres” lançou, há algumas semanas, o número de telefone ‘Yo Me Cuido’, que oferece cuidados psicológicos para mulheres que enfrentam diferentes problemas de saúde mental.
Além destas marcas, há, ainda, uma solidariedade com o tema da saúde mental dentro do mundo literário. Prova disso é o livro “Por si las voces vuelven”, de Ángel Martín, que visa quebrar o estigma da doença mental através de um testemunho sobre o problema.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Promoção da saúde mental cresce em instituições espanholas
{{ noCommentsLabel }}