Mariana Vieira da Silva defende maior integração da União Europeia

Minutos depois de receber a primeira tranche do PRR, ministra da Presidência salientou que a União Europeia tem de responder de forma mais integrada em domínios como defesa e alimentação.

A União Europeia precisa de mais integração para enfrentar novos desafios. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, falou em Évora sobre o futuro da Europa nesta segunda-feira, 9 de maio, e destacou a importância dos fundos comunitários para o desenvolvimento de Portugal.

“A agressão da Rússia à Ucrânia vem demonstrar a necessidade de a União Europeia responder numa ação mais integrada. É necessária maior autonomia estratégica em áreas como a defesa, alimentação, produção industrial” referiu Mariana Vieira da Silva no discurso de encerramento da cerimónia protocolar organizada pela representação da Comissão Europeia em Portugal.

O discurso foi feito minutos depois de a governante ter recebido o pagamento a Portugal de 1,16 mil milhões de euros da primeira tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O país tornou-se assim o quinto Estado-membro da União Europeia a já ter recebido um pagamento face ao cumprimento de marcos e metas, juntando-se à Grécia, Eslovénia, França e Itália.

A ministra destacou três das apostas de Portugal ao abrigo do PRR: a construção de um parque residencial para a habitação; a aposta nas agendas mobilizadoras – com 64 propostas classificadas para a segunda fase; e ainda o programa de apoio à saúde mental.

Mariana Vieira da Silva lembrou ainda que os fundos comunitários recebidos desde a adesão à União Europeia, em 1986, permitiram a descida da taxa de mortalidade infantil e a redução dos números de analfabetismo, além do crescimento de pessoas com formação no ensino superior. Só que Portugal ainda tem muito a recuperar “da herança de 48 anos em ditadura”, notou a ministra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mariana Vieira da Silva defende maior integração da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião