Direto Von der Leyen já descarta consenso sobre sexto pacote de sanções

  • ECO
  • 24 Maio 2022

Presidente da Comissão Europeia defendeu em Davos que a Rússia está a bombardear armazéns de cereais "deliberadamente" e a impedir os navios ucranianos de exportarem trigo e sementes de girassol.

A presidente da Comissão Europeia disse em Davos que a Rússia está a atacar armazéns de cereais na Ucrânia “deliberadamente” e a impedir a saída de navios carregados de cereais dos portos ucranianos. Ursula Von der Leyen acredita que Vladimir Putin está a usar a cadeia de abastecimento alimentar mundial como arma de “chantagem” contra o Ocidente.

Horas depois, em declarações ao Politico, a líder europeia afastou um consenso sobre o sexto pacote de sanções à Rússia a tempo de ser aprovado na próxima cimeira. “Não é um tema apropriado para ser resolvido no Conselho Europeu”, disse. O primeiro-ministro húngaro tinha enviado, entretanto, uma carta ao Conselho Europeu para manter a sua posição contra o embargo europeu ao petróleo russo. A carta húngara entra em contradição com as expectativas alemãs de alcançar um acordo sobre a proibição da importação de petróleo russo. “Estou otimista para que seja encontrada uma solução nos próximos dias”, disse o alemão Robert Habeck, ministro da tutela e vice-chanceler da Alemanha.

Com a guerra na Ucrânia a entrar no terceiro mês, leia as principais notícias do dia:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Von der Leyen já descarta consenso sobre sexto pacote de sanções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião