Direto Rússia vai usar rublos para pagar dívida em dólares
Moscovo confirma que vai pagar com rublos a dívida denominada em dólares, depois de ter expirado a exceção que lhe permitia usar a divisa norte-americana. Pode entrar em "default" ainda esta semana.
A Rússia vai pagar com rublos a respetiva dívida denominada em dólares, confirmou esta quarta-feira o ministro das Finanças russo Anton Siluanov. Os EUA decidiram pôr fim à exceção que permitia ao Kremlin o serviço da dívida na divisa norte-americana, o que deixa o país de Vladimir Putin à beira do incumprimento (default).
A exceção que permitia à Rússia pagar as suas dívidas com dólares terminou esta quarta-feira e não será renovada. Prevista no âmbito das sanções impostas a Moscovo pela invasão da Ucrânia, a exceção expirou às 05h01 de Lisboa. A Rússia tem reembolsos a fazer já daqui a dois dias.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o ministro das Finanças da Rússia confirma que a dívida pública russa denominada em dólares será paga em rublos, falando numa “situação artificial criada por um país hostil”, uma referência aos EUA. “Temos o dinheiro e a vontade de pagar”, assegurou Anton Siluanov.
O Kremlin tem utilizado os bancos ocidentais JPMorgan Chase e Citigroup como canais para o pagamento das obrigações. Face às sanções, a Rússia informou que os reembolsos serão agora transferidos para uma conta a que os investidores estrangeiros vão poder aceder depois de se inscreverem no Depósito Nacional de Liquidação, uma entidade pública russa que presta serviços relacionados com intermediação financeira.
Em Davos, o chefe da diplomacia ucraniana apontou ainda o dedo à NATO. “A NATO como aliança, como instituição, está completamente marginalizada e não faz literalmente nada. Lamento dizê-lo”, afirmou Dmytro Kuleba.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia vai usar rublos para pagar dívida em dólares
{{ noCommentsLabel }}