Morreu o ex-Procurador-Geral da República Fernando Pinto Monteiro
Fernando Pinto Monteiro, antigo Procurador-Geral da República, morreu esta quarta-feira aos 80 anos.
O ex-procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, morreu esta quarta-feira aos 80 anos, avançou a SIC Notícias.
Desde 1998 que era Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e desde outubro de 2006 era Procurador-Geral da República, após o Governo de José Sócrates ter proposto o seu nome para o cargo. Enquanto PGR, esteve ligado a processos como o Casa Pia, Apito Dourado e Envelope 9.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernando Pinto Monteiro foi delegado do Procurador da República nas Comarcas de Idanha-a-Nova, Anadia, Porto e Lisboa, juiz de Direito nas Comarcas de Ponta do Sol, Alcácer do Sal, Loures, Torres Vedras e Lisboa e juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa. Foi também presidente da 1ª Secção Cível do Supremo Tribunal de Justiça.
O seu percurso passou ainda pela Alta Autoridade Contra a Corrupção, onde foi alto-comissário adjunto, pela Comissão de Gestão e do Conselho Pedagógico do Centro de Estudos Judiciários, pela Associação de Juízes Portugueses onde foi secretário-geral.
Na vida académica, foi professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa onde ensinou durante 14 anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Morreu o ex-Procurador-Geral da República Fernando Pinto Monteiro
{{ noCommentsLabel }}