Edição de Junho da Advocatus. Veja a revista com um novo design

Na Advocatus de junho pode ler o balanço da Summit Lisboa, uma entrevista ao sócio da Morais Leitão, Gonçalo Machado Borges, e ainda todos os pormenores da sociedade do mês, Pinto Ribeiro.

Após quatro edições em Lisboa e duas no Porto, a Advocatus Summit esteve de regresso à capital. Este ano o principal evento que liga a advocacia de negócios aos agentes empresariais e da economia foi em formato híbrido – presencial e digital e contou com o patrocínio da Abreu Advogados, AVM Advogados, CMS Portugal, Cuatrecasas, Miranda & Associados, Morais Leitão, PLMJ, PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, Serra Lopes, Cortes Martins & Associados, Sérvulo & Associados, SRS Advogados, TELLES, Vieira de Almeida e da Moneris.

Em debate estiveram os temas “Crescimento da economia e competitividade para o Portugal do pós pandemia”, “Agribusiness em Portugal: tendências e perspetivas de investimento”, “Financiamento sustentável: novos desenvolvimentos”, “Criptoativos: da fiscalidade à regulação”, “As Novas Formas de Trabalho nas sociedades de advogados”, “Cibersegurança e ciber-resiliência no novo normal”, “Desafios da nova Lei de Bases do Clima”, “NFTs e Criptoarte”, “ESG: Taxonomia e os Atos Delegados do Clima”, “Licenciamento urbanístico – necessariamente uma dor de cabeça?”, “Controle externo e riscos na gestão de fundos europeus”, “Imobiliário: as novas tendências de investimento”, “Whistleblowing: novas obrigações das empresas” e “A emergência dos ativos digitais”.

Advocatus Summit em Lisboa - 12MAI22
(Da esquerda para a direita): Fernando Medina, ministro das Finanças, e Maria João Ricou, managing partner da CuatrecasasHenrique Casinhas/ECO

Logo no primeiro dia do evento, 12 managing partners dos escritórios patrocinadores, um sócio da Morais Leitão e ainda o ministro das Finanças, Fernando Medina, que foram recebidos pelo publisher do ECO, António Costa, o diretor-geral Paulo Padrão e a diretora Executiva da Advocatus, Filipa Ambrósio de Sousa. Orçamento do Estado, regime da transparência fiscal dos advogados, a situação na Ucrânia, a posição da União Europeia, as relações económicas com a China e ainda o aumento ou descida de impostos foram alguns dos temas debatidos.

Diogo Pereira Duarte é o advogado do mês desta edição. O sócio da Abreu Advogados contou como recebeu o convite para integrar o Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital. Sobre a recente promoção a sócio do escritório, o advogado considera que representa o “reconhecimento de mérito profissional” e a “forte aposta” da firma nas áreas de Fintech e cripto-ativos, web 3, ESG no setor financeiro, em especial com recurso a tecnologia.

Diogo Pereira DuarteHugo Amaral/ECO

Nesta edição a Advocatus esteve à conversa com o sócio Gonçalo Machado Borges, da Morais Leitão, sobre as implicações reais da Lei dos Serviços Digitais (DSA) e da Lei dos Mercados Digitais (DMA).

André Miranda e João André Antunes, sócios da Pinto Ribeiro Advogados, estiveram à conversa com a Advocatus e fizeram um balanço dos quatro anos de atividade. Defendem os “advogados curiosos” e assumem que a “qualidade”, “inovação” e “competência” são predicados essenciais na profissão. Considerando o escritório já full-service, os sócios sublinham que a identificação de talento e a sua retenção são a batalha constante da firma. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

André Miranda e João André Antunes, sócios e administradores executivos da Pinto Ribeiro AdvogadosHugo Amaral/ECO

A Cuatrecasas assessorou juridicamente o Bison Bank na obtenção do registo da Bison Digital Assets para atividades com ativos virtuais junto do Banco de Portugal. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 137.ª edição.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Edição de Junho da Advocatus. Veja a revista com um novo design

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião