Portugal entre países europeus onde particulares detêm mais dívida

Do total da dívida portuguesa, 13% é detida por particulares, a terceira maior percentagem entre os 26 países avaliados pelo Eurostat.

Portugal é o terceiro país da União Europeia onde os particulares detêm uma maior fatia da dívida total. A conclusão resulta de um estudo sobre a distribuição da dívida divulgado esta quarta-feira pelo gabinete de estatísticas europeu Eurostat.

Entre toda a dívida portuguesa, cerca de 13% está nas mãos de entidades não-financeiras, particulares e entidades sem fins lucrativos a título particular. Apenas Hungria (25%) e Malta (17%) têm maior peso da dívida sobre os cidadãos.

Noutros países, boa parte do passivo é detido por entidades financeiras. A tabela é liderada pela Suécia (74%), seguida da Dinamarca (73%) e da Chéquia (65%).

Distribuição da dívida por entidades.Eurostat

Em relação à dívida detida por entidades não residentes, o quadro é liderado por Chipre (89%), Estónia (70%) e Lituânia (65%).

Na análise do Eurostat não foram incluídos os dados da Grécia por falta de informação disponível.

O Eurostat também avaliou em que moeda está registada toda a dívida. Entre os 18 países da zona euro, apenas a Alemanha tem mais de 1% do passivo em moeda estrangeira, ou seja, sem ser em euros.

Na véspera de aderirem ao euro, Bulgária e Croácia contam 74% e 72% da dívida, respetivamente, sem ser na sua moeda. Na Roménia, mais de metade do passivo (52%) está em moeda estrangeira.

Distribuição da dívida por moeda.Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre países europeus onde particulares detêm mais dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião