Governo francês avança com novo pacote de 20 mil milhões para combater a inflação

  • ECO
  • 7 Julho 2022

O novo pacote de medidas apresentado pelo governo francês inclui aumentos salariais para o setor público e descontos para os combustíveis. Custará cerca de 20 mil milhões de euros.

O governo francês avançou com um novo pacote de medidas no valor de 20 mil milhões de euros para mitigar os efeitos da inflação no país. O novo pacote de medidas foi apresentado esta quinta-feira, após o Conselho de Ministros, e inclui aumentos salariais para o setor público e descontos para os combustíveis.

Assim, no que toca aos combustíveis, a partir de outubro entrará em vigor um novo apoio destinado às pessoas que precisem do carro para ir trabalhar, que vai substituir o atual apoio de 18 cêntimos por litro. O apoio será de “12 cêntimos por litro em outubro, 6 cêntimos em novembro e esse desconto terminará, então, em dezembro“, sinalizou Bruno Le Maire, citado pelo Le Monde. acrescentando que quem quiser beneficiar deste apoio “terá de se registar no site das finanças”. Ao mesmo tempo, entre as medidas, está ainda previsto um “cheque” de 100 euros para os estudantes.

Estas medidas serão financiadas, em parte, através das “receitas fiscais extraordinárias” angariadas pelo Estado francês na sequência do aumento dos preços, segundo revelou o ministro das Finanças francês.

Para fazer face à inflação, o governo francês já tinha avançado com um conjunto de medidas dirigidas às famílias e às empresas, avaliadas em cerca de 25 mil milhões de euros, nomeadamente a imposição de tetos máximos aos preços da energia e descontos nos combustíveis.

O índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC, que permite a comparação entre países) em França atingiu os 6,5% em junho e o ministro das Finanças francês já veio admitir que as finanças públicas estão em “nível de alerta”, dado que a dívida pública aumentou durante a pandemia e as taxas de juro estão a subir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo francês avança com novo pacote de 20 mil milhões para combater a inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião