Espanha cria imposto extraordinário sobre banca e energéticas. Financia passes gratuitos de comboio

Governo de Pedro Sánchez pretende arrecadar até 7 mil milhões de euros com tributo extraordinário. Medida vai financiar, por exemplo, compra de passes para comboios suburbanos e regionais.

O Governo de Espanha vai criar um imposto extraordinário sobre a banca e as grandes empresas energéticas. Com esta medida, o executivo de Pedro Sánchez pretende arrecadar até sete mil milhões de euros de receita fiscal nos próximos dois anos e financiar medidas de combate à inflação, como os passes gratuitos para os comboios.

O imposto extraordinário vai incidir sobre os lucros extraordinários de 2022 e de 2023 das “grandes entidades financeiras” e dos “grupos dominantes” do setor elétrico, do gás e do petróleo, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro espanhol durante o debate do Estado da Nação.

Em cada um dos anos, o Estado espanhol conta obter dois mil milhões de euros junto das empresas energéticas e 1,5 mil milhões de euros sobre bancos e empresas financeiras, “que já estão a beneficiar da subida das taxas de juro”.

Para combater a subida da taxa de inflação e promover o uso dos transportes públicos, haverá passes gratuitos de comboios suburbanos (nas regiões de Madrid e de Barcelona) e regionais da Renfe entre setembro e dezembro. Será ainda atribuída uma ajuda extraordinária de 100 euros por mês para todos os estudantes com mais de 16 anos que recebam bolsas de estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha cria imposto extraordinário sobre banca e energéticas. Financia passes gratuitos de comboio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião