Estado francês disposto a pagar mais de 8 mil milhões para nacionalizar EDF
O governo francês está disposto a pagar mais de 8 mil milhões de euros para passar a deter 100% do capital da Électricité de France. Negócio só deverá ficar concluído no último trimestre deste ano.
Os títulos da Elétricité de France (EDF) estiveram a valorizar mais de 5% para 10,18 euros, pelas 9h50 desta terça-feira, depois de duas fontes terem revelado à Reuters que o governo francês está disposto a pagar mais de 8 mil milhões de euros para nacionalizar a gigante de energia. As mesmas fontes acrescentam que o objetivo é concluir o negócio no último trimestre deste ano.
Atualmente, o Estado detém 84% da EDF e, de acordo com uma fonte governamental, para a compra dos restantes 16%, o executivo francês pode aumentar a oferta até 10 mil milhões de euros, quando contabilizadas as obrigações convertíveis em ações e o prémio pago por esta oferta face à cotação corrente das ações da energética. À Reuters, a JP Morgan estima que o Estado pague, pelo menos, 12 euros por ação.
Contactados pela Reuters, a EDF e o Ministério da Economia francês recusaram comentar. A nacionalização da EDF foi anunciada no início deste mês pela primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne. Neste momento, está em curso a seleção para o novo presidente e CEO que irá suceder a Jean-Bernard Lévy.
Embora Jean-Bernard Lévy só termine o mandato na liderança da energética a 18 de março de 2023, por atingir o limite de idade previsto nos estatutos da empresa, a EDF indicou que o gestor poderá sair mais cedo, se entretanto for nomeado um sucessor. Até lá, “irá desempenhar funções até à nomeação do seu sucessor”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado francês disposto a pagar mais de 8 mil milhões para nacionalizar EDF
{{ noCommentsLabel }}