PSI sobe quase 3% com todas as cotadas no verde. BCP soma 6%

Bolsa de Lisboa terminou semana "pintada de verde", com 14 das 15 cotadas a registarem valorizações superiores a 1%.

A bolsa nacional terminou a última sessão da semana com ganhos de quase 3%, acompanhando as subidas expressivas registadas nas congéneres europeias. Todas as cotadas do principal índice de referência nacional fecharam em terreno positivo, com o BCP a liderar os ganhos ao subir mais de 6%.

Pela Europa, o dia foi de ganhos expressivos, depois de dados animadores do consumo nos EUA, bem como dos desenvolvimentos da crise política da Itália. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,8%, a par com o britânico FTSE-100, enquanto o alemão DAX ganhou 2,8%, o francês CAC-40 avançou 2,1% e o espanhol IBEX–35 valorizou 1,9%.

Por cá, o PSI avançou 2,83% para os 5.914,67 pontos, com todas as 15 cotadas a fechar a sessão desta sexta-feira no verde (e 14 delas com valorizações superiores a 1%).

O BCP encontra-se no topo das valorizações do dia, ao somar 6,20% para os 0,1421 euros. O banco liderado por Miguel Maya acompanhou assim as valorizações de outras cotadas europeias do setor da banca, como o Santander, que subiu 3,06%, e o UniCredit, que avançou 1,05%.

BCP sobe mais de 6%

No índice português, segue-se a Jerónimo Martins, que valorizou 4,55% para os 21,12, e a Altri, que ganhou 3,82% para os 6,24 euros.

É de destacar também o desempenho das cotadas do setor da energia. A Galp Energia subiu 2,42% para os 9,71 euros, enquanto a EDP Renováveis ganhou 2,30% para os 24,04 euros e a casa-mãe EDP somou 1,86% para os 4,61 euros.

A Greenvolt também valorizou, 1,27% para os 7,98 euros, encerrando desta forma a semana em que superou os mil milhões de euros em valor de mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI sobe quase 3% com todas as cotadas no verde. BCP soma 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião