BCE deve aumentar taxas em 25 pontos base na próxima semana e 50 em setembro, prevê Rehn

“Na Europa, ainda é possível controlar a inflação normalizando gradualmente a política monetária, sem que essa política leve a uma recessão económica”, defende Olli Rehn.

O Banco Central Europeu (BCE) vai começar a aumentar as taxas de juros na próxima semana, numa subida que deverá ser de 25 pontos base, seguido por um aumento “provável” de 50 pontos-base em setembro, segundo prevê um dos membros do Conselho de Governadores do banco, Olli Rehn.

A presidente do BCE já tinha sinalizado estes aumentos, mas os valores são ainda incertos. Olli Rehn faz algumas previsões, em linha com o esperado, indicando que a subida deve ser maior em setembro, em declarações no evento SuomiAreena na Finlândia, citadas pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

“Com uma normalização gradual, previsível e consistente da política monetária, estamos a tentar estabilizar a situação e restabelecer a estabilidade de preços a médio prazo”, explica o governador do Banco da Finlândia. “Na Europa, ainda é possível controlar a inflação normalizando gradualmente a política monetária, sem que essa política leve a uma recessão económica”, argumenta.

Em junho, o BCE já tinha apontado que em setembro é perspetivado um novo aumento das taxas de juro diretoras, mas a “calibração desse aumento da taxa dependerá da atualização das perspetivas de inflação de médio prazo”. “Se a perspetiva de inflação no médio prazo persistir ou se deteriorar, um aumento maior será apropriado na reunião de setembro”, sinalizavam, admitindo assim subidas mais expressivas dos juros.

Rehn aponta que após setembro, os futuros aumentos das taxas de juros vão depender da evolução da economia europeia, nomeadamente se surgirem mais impactos de um possível agravamento da guerra russa.

O governador finlandês alertou também que a crise de energia, um dos riscos para a economia, pode atingir a Itália de forma particularmente dura, já que o governo de Mario Draghi está prestes a cair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE deve aumentar taxas em 25 pontos base na próxima semana e 50 em setembro, prevê Rehn

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião