Hoje nas notícias: malas, médicos e sefarditas

  • ECO
  • 22 Julho 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Aeroporto de Lisboa ainda tinha entre 2.500 e 3.000 malas “perdidas”. A comissão liquidatária do Banif tenta vender o Banif Brasil ao Banco Master. Os patrões contestam os dados usados pelo Ministério do Trabalho para traçar o acordo sobre os rendimentos e competitividade. Advogados ligados à Comunidade Israelita do Porto fazem dinheiro com sefarditas.

Aeroporto de Lisboa ainda tem 3.000 malas por entregar

O Aeroporto de Lisboa ainda tinha entre 2.500 e 3.000 malas que ainda não tinha chegado ao destinatário final, apesar dos esforços nas últimas semanas para dar conta do caos e dos atrasos que chegaram a fazer com que mais de 8.000 mil bagagens estivessem por entregar aos passageiros. O atraso na expedição das malas por avião é de quatro dias, mas há aeroportos onde a situação é mais problemática com um número maior de bagagens “perdidas” e com tempos de entrega até 14 dias.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Banco Master em negociações para comprar Banif Brasil

O Banif continua a tentar vender o seu banco no Brasil, depois de falhado o negócio com o advogado Siqueira Castro por um real. Agora, é o Banco Master que surge na linha da frente, estando em negociações avançadas com a comissão liquidatária para comprar o Banif Brasil. O Banco Master também já tem um acordo com comprar o BNI Europa a Mário Palhares.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Dados desalinhados para traçar acordo sobre salários

Os patrões contestam os dados usados pelo Ministério do Trabalho para traçar o acordo sobre os rendimentos e competitividade. Segundo a CIP, a informação que está a ser utilizada encontra-se desatualizada e é parcial. “A discussão […] deve partir de uma avaliação objetiva de dados que reflitam a realidade da evolução dos salários reais bem como de outras variáveis relevantes, como sejam a produtividade e o peso das remunerações do trabalho no PIB, tanto em Portugal como no espaço europeu”. O objetivo do Governo é fechar este acordo até ao outono deste ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Algarve paga o triplo aos médicos para trocar férias por trabalho

O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) está a pedir a médicos, enfermeiros e outros profissionais que abdiquem de tirar férias até setembro para dar resposta ao aumento da procura de todos os serviços, em especial das urgências. Em troca, o CHUA compromete-se em pagar uma indemnização que triplica o salário correspondente ao período de férias que for adiado. Também está prevista a majoração, em 50%, do valor da hora extra aos médicos da casa que fazem urgências e o aumento do preço/hora a pagar aos prestadores de serviços.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Advogados ligados à Comunidade Israelita do Porto fazem dinheiro com sefarditas

Mónica João Teixeira (MJT) e Yolanda Busse, Oehen Mendes & Associados (YBOM&A) foram os dois escritórios de advogados indicados pela Comunidade Israelita do Porto (CIP) para tratarem de processos de nacionalidade de descendentes de judeus sefarditas. Ambos têm ou tiveram ligações com a entidade religiosa que os recomenda. A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL), pelo contrário, começou por recomendar uma lista alargada de escritórios de advogados aos candidatos à naturalização, decidindo depois não indicar nenhum por questões éticas.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: malas, médicos e sefarditas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião