📹 Nord Stream volta a enviar gás para a Europa, mas ainda abaixo da capacidade
Ao fim de 10 dias de manutenção, o principal gasoduto que liga a Europa à Rússia voltou a operar, mas a “meio gás”. Fluxo reduzido põe em causa abastecimento para o inverno.
O Nord Stream retomou o funcionamento, tal como previsto, mas apenas a 30% da sua capacidade total.
A retoma do principal gasoduto que liga a Alemanha à Rússia acontece depois da conclusão de uma manutenção de 10 dias, mas não é suficiente para acalmar os receios face ao abastecimento necessário para o inverno.
O fluxo reduzido nĂŁo Ă©, no entanto, uma surpresa para o bloco europeu, que se tem deparado com sucessivas reduções desde junho, decretadas pela empresa estatal russa Gazprom. Alemanha, Itália e os PaĂses Baixos sĂŁo alguns dos principais visados desta decisĂŁo.
A Comissão Europeia estima que a Gazprom tenha reduzido o abastecimento para a Europa em 60%, muito abaixo dos 160 mil milhões de metros cúbicos que Moscovo enviava para Berlim diariamente.
O risco de o armazenamento de gás para o inverno ser insuficiente torna-se, assim, mais real. A Comissão Europeia pediu por isso aos Estados-membros que reduzam em 15% o consumo de gás. Segundo o executivo comunitário, para já, este esforço é voluntário e deve vigorar entre 1 de agosto a 31 de março, mas Portugal, Espanha, Grécia, Polónia ou Chipre já disseram estar contra a medida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notĂcias exclusivas, Ă opiniĂŁo que conta, Ă s reportagens e especiais que mostram o outro lado da histĂłria.
Esta assinatura Ă© uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida Ă© o jornalismo independente, rigoroso e credĂvel.
Comentários ({{ total }})
📹 Nord Stream volta a enviar gás para a Europa, mas ainda abaixo da capacidade
{{ noCommentsLabel }}