Petróleo continua em alta pelo quarto dia consecutivo

Matéria-prima sobe pelo quarto dia consecutivo numa altura os stocks do “ouro negro” estão em queda e se verifica uma recuperação na procura por gasolina nos EUA.

Os preços dos petróleo continuam a subir esta quinta-feira, mantendo a tendência dos últimos dias, cerca de um dólar por barril, impulsionados pelo apetite ao risco, numa altura em que os stocks do “ouro negro” estão em queda e se verifica uma recuperação na procura por gasolina nos Estados Unidos.

Pelas 7h40 de Lisboa, o Brent, que serve de referência às importações nacionais, avança 0,84% para 107,52 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, valoriza 1,12% para 98,35 dólares.

“O sentimento de risco recuperou dos receios de recessão devido ao otimismo contínuo na sequência dos lucros nos EUA e à retórica menos agressiva da Fed sobre os aumentos das taxas de juro, que apoiam um rally no mercado de petróleo”, adianta Tina Teng, analista da CMC Markets, em declarações à Reuters, acrescentando ainda que o facto de o dólar estar em queda também tem impacto nos preços das commodities. Um dólar mais fraco torna o “ouro negro”, cotado em dólares, mais barato para os compradores de outros países.

Na quarta-feira, o banco central norte-americano anunciou um aumento das taxas de juro, agora de 75 pontos base, tal como na reunião anterior. É a quarta subida este ano.

Os stocks de petróleo nos EUA encolheram em cerca de 4,5 milhões de barris na semana passada, sendo que os analistas apontavam para uma queda de um milhão de barris. Já a procura por gasolina recuperou 8,5% na semana passada. Quanto às exportações de petróleo nos EUA atingiram um recorde de 4,5 milhões de barris por dia.

A alta nos preços de petróleo também está a ser impulsionada pelo facto de o G7 pretender criar um mecanismo de limitação de preços nas exportações de petróleo proveniente da Rússia até 5 de dezembro, segundo revelou um alto funcionário do G7 na quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo continua em alta pelo quarto dia consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião