Oito dicas para otimizar o seu perfil de LinkedIn

Com mais de 610 milhões de utilizadores, de mais de 200 países, o LinkedIn é uma ferramenta muita usada pelos recrutadores. Se procura uma nova oportunidade, é altura de fazer um update no seu perfil.

Desde a sua fundação, em 2002, até agora, o LinkedIn tem 610 milhões de utilizadores de mais de 200 países. Entre os recrutadores e talent hunters esta continua a ser uma rede social muito utilizada para procurar novos talentos, alinhados com as competências, expectativas e valores que a posição em aberto exige. Desta forma, caso esteja aberto a novas oportunidades de trabalho, “é muito relevante ter um perfil que cause impacto e capte a atenção dos recrutadores”, alerta a Adecco Portugal.

Destacar os pontos fortes, estabelecer objetivos realistas e adaptar o perfil a esses mesmos objetivos são apenas algumas das dicas da empresa especializada em recursos humanos. Conheça, uma por uma, as oito dicas da Adecco Portugal.

1. Destaque os seus pontos fortes

“A primeira pessoa para quem deve ser claro que tem um perfil adequado a um determinado trabalho é você mesmo. Esqueça os preconceitos de género, idade e educação. Se é qualificado, é qualificado. Que o resto do mundo também o saiba”, começa por aconselhar a empresa.

Ao criar ou melhorar o seu perfil, “analise-se em profundidade e descubra quais são os seus pontos fortes”. “Se ainda não tem experiência, destaque o que aprendeu até agora; ou se é o seu primeiro emprego, reflita a sua vontade de aprender e desenvolver a sua carreira.”

2. O LinkedIn é apenas um meio para encontrar emprego

“O trabalho não está no LinkedIn. A rede social é apenas um meio de comunicação. Deve obter a atenção dos recrutadores para que eles o entrevistem pessoalmente. Tenha em mente que os processos de recrutamento não são normalmente realizados online, daí a importância da entrevista pessoal que irá validar junto dos recrutadores se é o talento certo para preencher determinada posição.”

3. Seja paciente

Quando inicia a sua pesquisa de emprego online, raramente as respostas são imediatas. Seja paciente e aguarde. “Se o seu perfil for adequado para ‘aquela’ posição, já se colocou na mira dos recrutadores. Este é um passo vital e a espera vale a pena”, assegura a empresa.

4. Estabeleça objetivos realistas

Numa estratégia onde utiliza o LinkedIn para encontrar emprego, é necessário estabelecer objetivos realistas. É “altamente recomendável” que elabore uma lista de empresas que lhe interessam.

5. Adapte o perfil de acordo com os seus objetivos

“É de pouca utilidade ter um perfil muito genérico, incompleto ou desatualizado. Agora que já decidiu para que empresas gostaria de trabalhar, é tempo de orientar o seu perfil em conformidade”. Deixe claro que posição quer ocupar e quais são as suas aptidões e capacidades para a desenvolver; indique subtilmente que está à procura de um emprego; e preste especial atenção ao título do seu perfil profissional, ao resumo do perfil pessoal/profissional e à sua experiência, aconselha a recrutadora.

6. Seja objetivo

Depois de preencher o seu perfil no LinkedIn, “seja objetivo na revisão”. Pode pedir feedback à família e amigos, e seja recetivo aos comentários e sugestões para melhorar.

7. Prática de redes

Uma vez nesta rede social profissional, é aconselhável expandir a sua rede de contactos. “Mas certifique-se de que são contactos valiosos que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional”, alerta. Por exemplo, se o objetivo é encontrar emprego, a sua rede de contactos deve ser dominada por recrutadores, profissionais que já trabalham na empresa que lhe interessa, empresas que atraem a sua atenção ou utilizadores com muitos contactos para o ajudar a expandir a sua própria rede.

“Não se esqueça de enviar mensagens personalizadas sempre que se quiser ligar a outro profissional: de vez em quanto, deve manter conversas com os seus contactos. Não acumule contactos por acumular, qualifique-os porque são valiosos.”

8. Descubra o LinkedIn Pesquisa de Emprego

Não, esta não é a clássica aplicação móvel LinkedIn. Trata-se de uma ferramenta centrada exclusivamente na procura de novos empregos. O seu funcionamento é bastante simples e intuitivo e permite-lhe configurar as suas preferências para encontrar trabalho e pesquisar ofertas por palavras-chave.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oito dicas para otimizar o seu perfil de LinkedIn

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião