Merlin Properties paga 112,2 milhões pela sede do Novobanco

Espanhola Merlin Properties ganhou a corrida para a compra da antiga sede histórica do BES, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. É um dos maiores negócios imobiliários do ano.

O novobanco já encontrou comprador para a sede histórica do Banco Espírito Santo (BES), na Avenida da Liberdade, em Lisboa. De acordo com um comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), já foi assinado o contrato de promessa compra e venda por 112,2 milhões de euros. O comprador não foi revelado, mas o ECO sabe que se trata da espanhola Merlin Properties.

“O Novo Banco informa que, após conclusão de um processo de venda competitivo, o Banco celebrou um Contrato de Promessa de Compra e Venda para a venda do edifício da sua atual sede situada na Avenida da Liberdade em Lisboa”, refere o documento, onde se lê ainda que “o valor de venda do imóvel totalizou 112,2 milhões de euros”.

Durante o processo de venda, na fase de propostas não vinculativas (non-binding), houve mais de uma centena de entidades a assinar o acordo de confidencialidade, entre as quais a Allianz, Vanguard Properties, Vogue Homes e Eastbanc. À fase final chegaram a Rosewood Capital, com sede no Luxemburgo, e a espanhola Merlin Properties. Esta última acabou por sair vencedora, segundo apurou o ECO junto de fontes do mercado imobiliário.

O imóvel foi construído em 1980 e compreende nove andares acima de solo, numa área de 15.477 metros quadrados, mais seis andares subterrâneos, com 172 lugares de estacionamento. O Novobanco mandatou a JLL e a Cushman & Wakefield para comercializarem o edifício, que começou a ser apresentado aos investidores a 18 de abril, com um valor base de 95 milhões de euros, tal como o ECO apurou na altura.

“A concretização da transação, nos termos acordados, deverá ter um impacto positivo de c.55 milhões de euros no resultado líquido de 2022”, diz o Novobanco, no comunicado desta manhã. O banco espera fechar esta venda no terceiro trimestre de 2022.

“A conclusão da transação hoje anunciada e de outras vendas de ativos, celebradas no terceiro trimestre de 2022 até à data e previstas pelo Grupo novobanco como medidas para acelerar o desinvestimento de ativos não-core, deverá repercutir-se num aumento de c.40 pontos base nos rácios de capital“, diz ainda a instituição bancária.

Tal como o ECO noticiou em abril de 2021, o Novobanco desistiu dos planos de construir uma nova sede nas Amoreiras e decidiu mudar-se para o Tagus Park, onde já tem cerca de 800 colaboradores a trabalhar.

Para acolher os mais de 2.000 trabalhadores em Oeiras, o banco vai construir uma espécie de campus, numa área com 55 mil metros quadrados, unindo três edifícios pré-existentes e construindo um quarto. O novo campus terá, assim, escritórios, zonas de lazer com jardins, um ginásio, sala de meditação, refeitório e bar com esplanada.

Mas, após a venda, o Novobanco quer continuar no edifício por mais uns meses, sendo esta, assim, uma operação de sale&leaseback. A proposta do banco era continuar como arrendatária por um período de seis a 18 meses, mediante o pagamento de uma renda de cerca de 400 mil euros.

A Merlin Properties chegou a Portugal em 2015 com a compra do Edifício Caribe, no Parque das Nações, em Lisboa, por 18 milhões de euros. Desde então já somou várias outras aquisições no país, nomeadamente a compra do Almada Fórum, por 406,7 milhões de euros, e a Plataforma Logística Lisboa Norte, onde vai criar um centro de dados, tal como revelou o CEO, em entrevista ao ECO.

Um dos imóveis que a empresa espanhola detém em Portugal é um edifício no Marquês de Pombal, em Lisboa, que acolhe atualmente trabalhadores do Novobanco. O imóvel foi comprado em 2017 à própria instituição bancária por 60,3 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merlin Properties paga 112,2 milhões pela sede do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião