Hoje nas notícias: Apoios às empresas, Novobanco e IEFP
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Executivo prepara o aumento do teto máximo do apoio para empresas intensivas em energia para meio milhão de euros, a ser incluído no pacote de apoios extraordinários que será apresentado em setembro. O Fundo de Resolução aprovou 87% das quase 300 operações que têm estado na origem dos pedidos de ajuda do Novobanco ao Estado. Estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.
Governo sobe apoio a empresas intensivas em energia para 500 mil euros
O Governo vai aumentar de 400 mil para 500 mil euros o teto máximo do apoio destinado às indústrias utilizadoras intensivas de gás natural, que arrancou em abril com o programa “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás”. A medida deverá integrar o pacote de apoios extraordinários às famílias e empresas que será anunciado em setembro, e está a ser ultimada pelo gabinete do ministro da Economia, António Costa Silva, que ainda tem de negociar este aumento com a Comissão Europeia. Mas há sinais positivos vindos de Bruxelas, refere o Público, que avançou a notícia.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Fundo de Resolução só travou 13% das vendas com desconto do Novobanco
Em quatro anos e meio, o Fundo de Resolução (FdR) opôs-se a apenas 13% das 294 operações de venda de ativos com desconto do Novobanco que teve de avaliar, tendo viabilizado pagamentos num total de 3.400 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas do FdR relativo a 2021, divulgado na segunda-feira. Só no ano passado, o fundo pronunciou-se sobre 51 operações que lhe foram submetidas pelo Novobanco, das quais dez (20%) justificaram que se opusesse à ação proposta pelo banco — uma percentagem que representa quase o dobro do peso médio dos chumbos do FdR desde 2017.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Apoios à Serra da Estrela podem chegar aos 200 milhões
O Governo vai declarar situação de calamidade na Serra da Estrela, na sequência dos incêndios que devastaram esta região do país. Nesse sentido, após o apuramento dos prejuízos, vão ser definidas medidas concretas associadas a um pacote financeiro que pode rondar os 200 milhões de euros, avança o Jornal de Notícias. Aqui incluem-se adiantamentos para todas as corporações de bombeiros que tenham combatido incêndios nas situações de alerta e contingência.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Presidente do IEFP fica até nova escolha
A presidente do IEFP apresentou a demissão na passada quinta-feira e o Governo aceitou. Mas a profissional vai continuar em funções até que haja uma nova nomeação, de acordo com uma nota do secretário de Estado do Trabalho. Adelaide Franco foi escolhida em maio para liderar o IEFP, mas recebeu subsídio de desemprego entre maio de 2020 e outubro de 2021, apesar de ter continuado a desempenhar atividade não remunerada depois da cessação do seu contrato de trabalho a termo com a empresa Mindsetplus.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Autarquias voltam a ter IUC como no pré-Covid
Com as restrições de atividade económica devido à pandemia, a receita municipal obtida com o Imposto Único de Circulação (IUC) caiu 2%, para 275 milhões de euros. Em 2021, já houve uma subida de 2,4% face a 2020, para um total de quase 282 milhões de euros, recuperando, assim, os níveis pré-pandemia. Estes valores são os mais altos, pelo menos, desde 2008.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Apoios às empresas, Novobanco e IEFP
{{ noCommentsLabel }}