Fidelidade com maiores lucros mas Ocidental e Aegon foram as mais rentáveis
As contas de todas as seguradoras em 2021 foram reveladas pelo supervisor, demonstrando elevada subida de resultados. Veja o ranking das companhias quanto a lucros e retornos para investidores.
A Fidelidade arrecadou quase 33% dos lucros obtidos por todas as seguradoras supervisionadas pela ASF em 2021 e que representam mais de 90% do mercado nacional. No entanto as mais rentáveis, face aos capitais investidos pelos seus proprietários, foram as duas seguradoras Aegon Santander, uma associação espanhola e neerlandesa, nos ramos Vida e Não Vida. A Ocidental Seguros esteve no topo da lucratividade e logo a seguir foi rearrumada no Grupo Ageas Portugal sendo incorporada na Ageas Seguros.
As seguradoras com maiores lucros correspondem quase sempre às que têm maiores quotas de mercado mas nem sempre é assim. As seguradoras de saúde tal como a Multicare (Fidelidade) e Médis (Grupo Ageas Portugal) apresentam lucros líquidos e rentabilidades elevadas face aos investimentos. Também a Planicare, a nova seguradora ligada à Trofa Saúde, tem vindo a crescer depressa e a apresentar resultados para os seus acionistas calculados em 19,5% face ao investido.
Das 39 companhias analisadas pela ASF registou-se um aumento agregado de lucros de 43,4%. Acima desta média cresceram os resultados da Generali, Multicare, Zurich Vida, BPI Vida e Pensões, Aegon Não Vida, Ageas Vida, Cosec, Via Directa (Ok Teleseguros), RNA, PLanicare e Mutua dos Pescadores.
A rentabilidade dos capitais próprios obteve-se através de um rácio entre os resultados líquidos de 2021 e a média do valor dos capitais próprios no final de 2020 e de 2021. As companhias Não Vida obtiveram em conjunto 13,1% de rentabilidade, as companhias Vida 11,9% e as Mistas 9%. No conjunto a rentabilidade conjunta de todas as seguradoras foi de 10,5% face aos capitais próprios.
O ranking dos melhores desempenhos económicos e financeiros das seguradoras em 2021 pode ser visto aqui:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fidelidade com maiores lucros mas Ocidental e Aegon foram as mais rentáveis
{{ noCommentsLabel }}