Portugal vai emitir até 1.250 milhões em OT na próxima semana

IGCP vai ao mercado para emitir até 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro com maturidades em 2026 e 2032. É a primeira operação com Miguel Martin na liderança da agência.

Portugal vai aos mercados na próxima semana para tentar colocar até 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro com maturidades em 2026 e 2032, anunciou esta sexta-feira a agência que gere a dívida pública portuguesa, que tem um novo presidente desde 1 de setembro — Miguel Martin.

Segundo o comunicado do IGCP, o Tesouro vai lançar duas novas linhas de Obrigações “com maturidade em 21 de julho de 2026 e 16 de julho de 2032, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros”. Os novos títulos terão a designação de “OT 2,875% 21jul2026” e “OT 1,65% 16jul2032”.

Na última emissão a dez anos, a 6 de abril, Portugal financiou-se em três mil milhões de euros numa operação sindicada, com uma forte procura, que superou os 15,5 mil milhões de euros, mas também com um agravamento dos custos (cerca de 1,7% de juros). Já a emissão a quatro anos é a primeira que o IGCP fará este ano.

Os leilões decorrem no próximo dia 14 de setembro, quarta-feira, pelas 10h30. A emissão acontece em pleno ciclo de subida das taxas de juro e agravamento dos juros da dívida dos países da periferia.

Ainda esta semana, na quinta-feira, o Banco Central Europeu decidiu realizar um aumento inédito dos juros diretores de 75 pontos base, tendo sinalizado que as próximas reuniões serão de consecutivos aumentos.

Esta sexta-feira, os juros da dívida pública portuguesa a dez anos no mercado secundário, a maturidade de referência, aliviavam 1,2 pontos base, para 2,738%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai emitir até 1.250 milhões em OT na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião