5 coisas que vão marcar o dia

INE divulga os dados sobre os preços na produção industrial, bem como a síntese económica de conjuntura para o mês de agosto. A marcar o dia estará ainda o funeral da rainha Isabel II.

Esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística divulga os dados sobre os preços na produção industrial, bem como dados que permitem medir o “pulso” à atividade económica, nomeadamente os indicadores de confiança dos consumidores e do clima económico. A marcar o dia estará ainda o funeral da rainha Isabel II, que terá lugar na Abadia de Westminster, em Londres.

Preços na produção industrial em agosto

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta segunda-feira o índice de preços na produção industrial referentes ao mês de agosto. Em julho, os preços na produção industrial aumentaram 24,8%, face a igual período do ano passado, mas recuaram oito décimas face ao mês anterior (+25,6%). Desempenho foi explicado pela subida dos preços da energia e dos bens intermédios.

INE avalia clima económico

Ainda esta segunda-feira, o INE vai atualizar a síntese económica de conjuntura para o mês de agosto. Em julho, o indicador de clima económico melhorou, depois de ter diminuído em maio e junho. Neste mês, os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas, mas diminuíram na indústria transformadora, no comércio e nos serviços nos dois casos.

Como evoluem os preços dos combustíveis?

O preço do gasóleo vai descer 6,5 cêntimos por litro esta semana, enquanto o preço da gasolina não vai sofrer alterações, apurou o ECO junto de fonte do setor. Contas feitas, deverá pagar 1,758 euros por litro de gasóleo simples e 1,703 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na semana passada, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

Vem aí um programa para acelerar crescimento das PME

A Associação Business Roundtable Portugal e o Instituto Português de Corporate Governance lançam um programa que visa acelerar o crescimento das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. Intitulado “Metamorfose” compreende um conjunto de três iniciativas distintas, mas complementares, desenhadas para apoiar a profissionalização da gestão das empresas. A sessão de apresentação contará com a presença de António Rios Amorim, vice-presidente e líder do grupo de trabalho Empresas da Associação BRP, e de Ana Paula Marques, administradora executiva da EDP e coordenadora desta iniciativa.

Realiza-se funeral da rainha Isabel II

Decorre esta segunda-feira o funeral da rainha Isabel II, que terá lugar na Abadia de Westminster, em Londres. As cerimónias fúnebres irão juntar centenas de chefes de Estado e de governo internacionais na capital do Reino Unido, sendo que Portugal far-se-á representar pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Recorde-se que o Governo português decretou três dias de luto nacional pelo falecimento da monarca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião