Ministra da Justiça afirma que encerramento do Estabelecimento Prisional de Lisboa é uma prioridade

  • Lusa
  • 27 Setembro 2022

A ministra da Justiça disse esta terça-feira que o encerramento de Estabelecimento Prisional de Lisboa é uma prioridade, embora não seja algo que se consiga fazer de um dia para o outro.

A ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, disse esta terça-feira que o encerramento de Estabelecimento Prisional de Lisboa é uma prioridade, embora não seja algo que se consiga fazer de um dia para o outro.

“Na arte de governar é preciso estabelecer prioridades e o encerramento do Estabelecimento Prisional de Lisboa é, de facto, uma prioridade”, referiu.

Numa visita ao Estabelecimento Prisional de Coimbra, Catarina Sarmento e Castro sublinhou que a condenação de Portugal pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Humanos, depois de um recluso ter apresentado queixa pela falta de condições do Estabelecimento Prisional de Lisboa, reporta-se a um período anterior a uma intervenção que era “absolutamente necessária”.

“Aquela decisão em concreto refere-se a uma altura em que ainda não tinha havido uma intervenção no Estabelecimento Prisional [de Lisboa] e que teve, por exemplo, reflexo na privacidade dos reclusos quando utilizam os sanitários. Foi numa altura em que estávamos perante uma situação de sobrelotação, o que hoje não acontece”, alegou.

Apesar da intervenção e de já não se encontrar em situação de sobrelotação, a ministra da Justiça garantiu que tem por intenção encerrar o Estabelecimento Prisional de Lisboa. “Não é uma coisa que consigamos fazer de um dia para o outro, mas vamos fazê-lo”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Justiça afirma que encerramento do Estabelecimento Prisional de Lisboa é uma prioridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião