Bónus pagos aos banqueiros britânicos duplicaram desde a crise financeira

  • ECO
  • 14 Outubro 2022

Secretária-geral da Trades Union Congress acusa o Governo de enriquecer setor da banca enquanto “retém” salário de trabalhadores essenciais, criticando uma proposta do chanceler do Tesouro britânico.

Os bónus pagos aos banqueiros britânicos mais do que duplicaram desde a crise financeira de 2008, estima a entidade sindical Trades Union Congress (TUC), que acusa o Governo do Reino Unido de enriquecer este setor enquanto “retém” o salário de trabalhadores essenciais.

Segundo a entidade, os bónus no setor das finanças e seguros atingiram um valor médio recorde de 20 mil libras anuais, segundo dados citados esta sexta-feira pelo The Guardian. O cálculo surge em reação à proposta do chanceler do Tesouro britânico, Kwasi Kwarteng, que quer aumentar o limite nos bónus dos banqueiros.

A TUC avança que, entre 2008 e 2022, o bónus médio dos banqueiros aumentou 101% em termos reais. Por isso, defende que “não há justificação para aumentar o limite do bónus dos banqueiros – especialmente quando enfermeiros e assistentes de ensino precisam de um banco alimentar para sobreviver”, criticou a secretária-geral da TUC, Frances O’Grady.

Dados da Autoridade Bancária Europeia (EBA – sigla inglesa) mostram que 3.519 banqueiros no Reino Unido auferem o equivalente a mais de um milhão de euros anuais, um número sete vezes superior ao registado na Alemanha, que conta com o segundo maior número de banqueiros nesta categoria. Em simultâneo, 27 banqueiros do Reino Unido receberam o equivalente a mais de dez mil milhões de euros em 2019, enquanto dois gestores de ativos receberam entre 38 e 39 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bónus pagos aos banqueiros britânicos duplicaram desde a crise financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião