Cigarros eletrónicos rendem oito milhões ao Estado desde 2015

  • ECO
  • 18 Outubro 2022

Desde janeiro de 2015, o Estado já arrecadou quase oito milhões de euros com os cigarros eletrónicos. Só no ano passado, foram cobrados 2,01 milhões de euros, isto é, mais 386 mil euros face a 2020.

Desde janeiro de 2015 o Estado já arrecadou quase oito milhões de euros com os cigarros eletrónicos. 2021 foi o ano em que foi obtida maior receita fiscal sobre o líquido contendo nicotina, no valor de 2,01 milhões de euros, noticia o Jornal de Notícias (acesso condicionado).

O imposto cobrado sobre o líquido contendo nicotina usado para carregar os cigarros eletrónicos começou a ser tributado em 2015, sendo que nesse ano o Estado arrecadou 34.776 euros. Já no ano passado, foram cobrados 2,01 milhões de euros, isto é, mais 386 mil euros face a 2020. No total destes anos, foram cobrados 7.941.844,87 euros.

A Associação Portuguesa de Vaporizadores lamenta que a carga fiscal sobre este produto seja superior à média europeia, ao contrário do que acontece com o maço de tabaco, em que o imposto português fica abaixo da média comunitária. Para o próximo ano prevê-se um novo aumento, dado que na proposta de Orçamento do Estado para 2023 a tributação passará dos atuais 0,323 euros por mililitro para os 0,336 euros por mililitro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cigarros eletrónicos rendem oito milhões ao Estado desde 2015

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião