Resseguradores navais não querem cobrir riscos de guerra
As subscrições de contratos de renovação de resseguro de janeiro estão a decorrer "muito tarde", segundo relatório da Bloomberg.
A Hannover Re e a Munich Re estão entre as resseguradoras que lançaram o alerta para deixar de subscrever qualquer tipo de riscos relacionados com o conflito na Ucrânia a partir do início do próximo ano. Outras resseguradoras seguem uma abordagem semelhante, sugere um relatório recente da Bloomberg.
A principal conclusão deste relatório foi que as subscrições de contratos de renovação de resseguro para 1 de janeiro estão a decorrer “muito tarde”, tendo apenas cerca de 5% do mercado do tratado sido autorizado até agora, contra os típicos 60% para este ponto.
Com as resseguradoras a prepararem-se para cessar, potencialmente, a cobertura, a maior parte do risco é forçada às seguradoras.
Chris McGill, subscritor de carga na Ascot Group, comentou: “As principais resseguradoras alemãs e outras procuram excluir perdas provenientes ou ligadas à guerra da Rússia e Ucrânia. Esta é a primeira vez que temos de contemplar uma mudança material no nosso programa de resseguro”.
O relatório da Bloomberg sugere que o potencial recuo por parte dos resseguradores vem após análise de resultados da guerra.
A Hannover Re criou uma reserva de 331 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano para possíveis perdas ligadas ao conflito.
“Teremos de reduzir os limites que estabelecemos“, acrescentou McGill, “o que forçará o aumento de taxas, uma vez que se obterá uma redução automática da oferta”.
Prémios mais elevados e a falta de cobertura também ameaçam complicar as exportações de materiais-chave, aumentando potencialmente as questões da cadeia de abastecimento e as contínuas pressões inflacionistas globais.
A Bloomberg também cita Denis Shashkin, correspondente de P&I no principal porto russo de Novorossiysk, que sugeriu que se as grandes resseguradoras globais acabarem por deixar de cobrir os negócios marítimos da Rússia e da Ucrânia, os armadores poderão recorrer a seguros de empresas chinesas ou turcas.
“A curto prazo, os prémios poderiam ser mais elevados, mas a longo prazo, é pouco provável que faça uma grande diferença”, disse ele.
“Os armadores podem decidir não segurar cargas, mas precisam de obter um seguro P&I para que os seus navios sejam contratados por afretadores”.
Eva-Maria Barbosa, da Clyde & Co, sugeriu recentemente que é provável que haja uma redução acentuada da capacidade de resseguro dos cat nat (catástrofest naturais) disponíveis nas próximas renovações, na sequência de um aumento da frequência e severidade dos eventos cat nat europeus induzidos pelas alterações climáticas.
Os analistas da KBW relataram que os perigos secundários que anteriormente tinham sido ressegurados estão agora a ser “agressivamente rejeitados” em direção às seguradoras primárias antes das renovações de resseguro de 1 de janeiro.
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