Preço grossista da eletricidade 87% abaixo da média em vésperas do Natal
O preço médio diário de dia 23 de dezembro ficou 87% abaixo da média dos 11 meses anteriores.
Os preços do mercado diário ibérico da eletricidade, onde os comercializadores e grandes consumidores compram eletricidade aos produtores, estão em valores muito baixos comparativamente à média verificada até novembro: o preço médio diário de dia 23 de dezembro ficou 87% abaixo da média dos 11 meses anteriores.
De acordo com o OMIE, o operador que gere o mercado diário de eletricidade a nível ibérico, o preço médio para o dia 23 de dezembro atingiu os 22,34 euros por megawatt-hora (MWh), um valor inédito este ano. De janeiro a novembro, a média dos preços diários fixou-se nos 174,52 euros por MWh.
Para a véspera de Natal, o preço médio diário negociado em Portugal situa-se nos 31,43 euros por MWh, ligeiramente acima do verificado no dia anterior, mas ainda assim num patamar baixo em comparação com a média de janeiro a novembro.
Estes preços não se refletem diretamente na fatura da luz que é paga pelos consumidores domésticos, pois normalmente os preços destes contratos são fixados por um ano e não estão portanto tão linearmente sujeitos às flutuações no mercado. No entanto, para as empresas, estas podem ser boas notícias, uma vez que os preços são muitas vezes indexados aos do mercado grossista.
A ajudar ao alívio estão os preços do gás, que influenciam os da eletricidade, uma vez que o gás é usado nas centrais térmicas para produzir eletricidade.
Pelas 10h14 desta quarta-feira, os futuros do TTF para entrega em janeiro estavam a descer 7,56%, para 84,90 euros/MWh, sendo que nos últimos cinco dias, acumulam já uma queda superior a 26%. De acordo com a Bloomberg, os futuros de referência para a Europa caem pelo sexto dia consecutivo e caminham para a maior queda semanal desde setembro. No mercado ibérico de gás, o Mibgás, o preço está nos 71,05 euros, o nível mais baixo desde o dia 21 de novembro deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço grossista da eletricidade 87% abaixo da média em vésperas do Natal
{{ noCommentsLabel }}