Abreu Advogados distingue Daniel Tavares Lopes com prémio “Law and Technology Award”

O trabalho sobre Spotify e tributação internacional de Daniel Tavares Lopes foi o vencedor da 5ª edição do "Law and Technology Award" promovido pelo Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.

Com o trabalho “Requiem pelo Direito Fiscal Internacional: as disrupções causadas pelas empresas da Economia Digital. O caso em particular do Spotify”, Daniel Tavares Lopes venceu a 5.ª edição do “Law and Technology Award” promovido pelo Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados. Este concurso pretende incentivar o interesse dos estudantes pela relação entre direito e tecnologia.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e atualmente a frequentar o mestrado em Ciências Jurídico-Políticas, Daniel Tavares Lopes analisou os novos problemas trazidos à tributação internacional pela desmaterialização que tem vindo a ser operada pela economia digital. A partir do exemplo do Spotify, o texto reflete sobre a conveniência de tributar onde o valor é criado.

Nesta edição do “Law and Technology Award” os candidatos responderam à seguinte questão: “Startup Cases. Como as Empresas Nascentes Desafiam o Direito? Uber, Airbnb, Spotify, entre outras, nasceram como startups e desafiaram o status quo. Escolha uma startup e analise criticamente a disrupção provocada no ambiente legal”.

“Neste trabalho quis mostrar como as empresas da economia digital, nomeadamente o Spotify, têm posto à prova as regras tradicionais do direito fiscal. Iniciativas como o Law and Technology Award são de suma importância porque nos põe em contacto com temáticas que não são abordadas num curso de Direito e dá-nos a possibilidade de termos uma vertente mais prática, mais realista daquilo que serão os problemas e desafios do dia-a-dia”, sublinhou Daniel Tavares Lopes.

O vencedor vai receber um prémio monetário de 1.000 euros e irá iniciar o estágio profissional na Abreu Advogados a partir de setembro de 2023.

(Da esquerda para a direita): Ricardo Henriques, sócio da Abreu Advogados; Daniel Tavares Lopes, vencedor do prémio; e Luís Barreto Xavier, consultor para a inovação da Abreu Advogados e presidente do Instituto de Conhecimento.

As candidaturas foram analisadas por um júri composto por Armando Martins Ferreira, sócio da Abreu Advogados, Helder Galvão, consultor da Abreu Advogados, Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, e Ricardo Henriques, sócio da Abreu Advogados.

“As startups têm um papel disruptivo muito relevante na economia e também no direito. O Daniel Tavares Lopes analisou o caso do Spotify e, revelando pensamento crítico, discutiu os desafios que os novos modelos de negócio colocam ao sistema fiscal e a necessidade de novas soluções”, explicou Luís Barreto Xavier, consultor para a inovação da Abreu Advogados e presidente do Instituto de Conhecimento.

O Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados tem vindo a desenvolver diversas iniciativas sobre Direito e Tecnologia. Além do “Law and Technology Award”, promoveu em 2022, pelo 4º ano consecutivo, o “Lisbon Law & Tech”, um dos principais eventos internacionais sobre Direito e Tecnologia, com a participação de alguns dos principais especialistas mundiais nestes temas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abreu Advogados distingue Daniel Tavares Lopes com prémio “Law and Technology Award”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião