Exclusão digital é o tema do Legal Up 2023/2024 da Abreu Advogados

Sob o mote "Não deixamos ninguém offline”, nos próximos dois anos o Legal Up da Abreu Advogados, programa para a área de sustentabilidade, dedicar-se-á à exclusão digital.

A Abreu Advogados já escolheu o tema dos próximos dois anos do seu programa para a área de sustentabilidade, o Legal Up. Desta vez, o projeto vai dedicar-se à exclusão digital. No Legal Up são desenvolvidas iniciativas internas e externas de sensibilização e promoção do debate público.

Com o mote “Não deixamos ninguém offline”, nos próximos dois anos o Legal Up dedicar-se-á à exclusão digital, uma nova forma de desigualdade social que afeta uma parte muito significativa da população portuguesa.

Em 2023 e 2024, a Abreu Advogados irá desenvolver um conjunto de iniciativas de combate às desigualdades no acesso ao digital e de promoção da literacia digital em vários estratos sociais e faixas etárias. Entre as ações previstas está a publicação de um manual de literacia jurídica dedicado à exclusão digital, de guias de boas práticas de cibersegurança e a parceria com algumas associações tendo em vista a disponibilização de material informático.

O escritório explicou que estão ainda previstas várias ações internas com os colaboradores, com o intuito de sensibilizar para a temática da exclusão digital.

“Com a crescente modernização e digitalização dos mais variados processos do nosso dia-a-dia, torna-se cada vez mais notória e preocupante a temática da exclusão digital. Em Portugal, por exemplo, de acordo com dados da União Europeia, quase metade da população nacional não tem competência digitais básicas. Esta é uma questão que deve ser combatida, de forma concertada entre empresas e Estado, de forma a podermos atenuar aquela que acaba por ser uma nova forma de desigualdade social. Ao escolhermos o tema da exclusão digital para o nosso Legal Up queremos contribuir para colocar este tema na agenda pública e definir políticas que permitam uma redução da iliteracia digital que ainda existe no nosso país”, sublinhou Alexandra Courela, sócia e co-coordenadora do Programa Pro Bono da Abreu.

Nos últimos dois anos, o Legal Up da Abreu Advogados foi dedicado à Saúde Mental, ao longo do qual desenvolveu um conjunto de iniciativas internas e externas, entre as quais o lançamento do primeiro guia de literacia jurídica “A gestão do património, o regime do maior acompanhado”; a realização do primeiro webinar organizado para promover o debate e sensibilizar para o estado da saúde mental em Portugal; a promoção do Fórum de Saúde Mental nas autarquias, um conjunto de três conferências dedicadas a diferentes dimensões da saúde mental; e o patrocínio institucional do Festival da Saúde Mental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exclusão digital é o tema do Legal Up 2023/2024 da Abreu Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião