TTR: M&A movimentou mais de 12 mil milhões de euros em 2022. PLMJ destaca-se

Segundo o relatório da TTR, em 2022 as maiores operações de M&A foram assessoradas pela PLMJ, Morais Leitão e Garrigues. A PLMJ lidera por valor total das operações, cerca de 2.387,59 milhões.

Em 2022, foram realizadas 540 operações que se traduziram num valor total de 12.886 milhões de euros, segundo o ranking do TTR Data relativo ao referido ano. Em destaque entre as principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition ficou a PLMJ, que lidera por um valor de operações de 2.387,59 milhões de euros. Já a Garrigues lidera o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com 39.

Das quatro áreas, M&A destacou-se com 237 transações (7.170 milhões de euros), seguida por Asset Acquisition com 125 transações (4.505 milhões de euros), Venture Capital com 118 transações (1.031 milhões de euros), e Private Equity com 61 transações (2.965 milhões de euros).

Os números apresentados representam uma queda de 8% no número de transações em comparação com 2021, “bem como uma diminuição de 39% referente ao capital mobilizado”.

O TTR selecionou como transação do ano a venda dos fundos da ECS aos americanos Davidson Kempner European Partners, uma sociedade de gestão de investimentos. O valor do negócio está avaliado em cerca de 850 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da PLMJ, Linklaters Portugal, Morais Leitão e CS’Associados. Em relação a due diligence os responsáveis foram, Deloitte Portugal, EY Portugal, e Morais Leitão.

Veja aqui todos os rankings.

M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

As sociedades em destaque são a PLMJ, com um valor de 2.387,59 milhões de euros, seguida pela Garrigues, com 1.768,82 milhões e a fechar o top 3 a Linklaters com um valor total de 1.450 milhões de euros. Logo abaixo na tabela ficou a Morais Leitão, com 1.348,96 milhões, e a CS’Associados, com 1.163,24 milhões de euros.

 

No que concerne ao número de transações em M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions a liderar a tabela ficou a Garrigues, com 39 transações, seguida da Morais Leitão, com 32, e da Cuatrecasas, com 29.

Já relativamente aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, cinco sociedades de advogados estão representadas no top 10, face ao valor de transações, sendo a PLMJ o escritório com o maior número de distinções (seis). Duarte Schmidt Lino, sócio da PLMJ, ocupa o lugar cimeiro da tabela com 12 transações que se traduzem em 1.253,04 milhões de euros.

Os dealmakers que somaram um maior número de transações nestas áreas foram Domingos Cruz, sócio da CCA Law Firm, com 21; Luís Roquette Geraldes, sócio da Morais Leitão, com 20; e Paulo Bandeira, sócio da SRS Legal, com 18.

Os “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, por valor de transações, pertencem a quatro firmas: PLMJ, com sete destacados, a Linklaters e a Morais Leitão, com dois cada, e a CS’Associados com um advogado. Diogo Barros Pereira, managing associate da Linklaters, ocupa o primeiro lugar com um valor total de transações de 1.300 milhões de euros.

Se for pelo número total de transações, o lugar cimeiro da tabela de “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions pertence a Isabel Carneiro Kahlen, senior associate da Morais Leitão.

Private Equity

Na área de Private Equity as sociedades em destaque são a Morais Leitão, com 1.759,70 milhões, a PLMJ, com 1,517 milhões, e a Linklaters, com 1.450 milhões. Acima dos 1.000 milhões nesta área ficou ainda a CS’Associados, com 1.109,70 milhões.

Já relativamente ao número de transações, a Garrigues somou dez transações, seguida da Cuatrecasas, com oito, e Morais Leitão, Uría Menéndez-Proença de Carvalho e TELLES, com seis cada.

Venture Capital

Na área de Venture Capital as sociedades em destaque são a PLMJ, com um valor de 172,22 milhões de euros, a Uría Menéndez-Proença de Carvalho, com 120 milhões, e a Morais Leitão, com 102,61 milhões.

Já relativamente ao número de transações, a CCA Law Firm ficou em primeiro lugar, com 25 transações, seguida pela SRS Legal, com 19, e a Morais Leitão, com 18.

(Notícia atualizada no dia 9 de fevereiro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TTR: M&A movimentou mais de 12 mil milhões de euros em 2022. PLMJ destaca-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião