Iberia “não é a melhor solução” para a TAP, admite Costa Silva
Costa Silva defende que "se o processo for competitivo podemos ter saída mais benéfica para este dossiê".
Apesar de ter sido uma opção levantada numa entrevista à imprensa espanhola, o ministro da Economia admite que a companhia aérea Iberia “não é uma boa solução” para a privatização da TAP. No entanto, Costa Silva defende que “se o processo for competitivo podemos ter uma saída mais benéfica para este dossiê”.
Num debate na Assembleia da República, o ministro salienta que compete ao Governo “atrair o maior número de interessados para a companhia aérea”, sendo que a competição poderá ser “benéfica” para o processo. Ainda assim, reitera que não vê a Iberia como a melhor solução.
Estas declarações surgem depois de ter admitido, em entrevista ao El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol), que a companhia aérea portuguesa está “saudável” e “criou condições para a Iberia entrar na privatização”.
As ligações da Iberia com os três aeroportos continentais do país (Lisboa, Porto e Faro), bem como com a Madeira, são um dos pontos a favor da companhia, face a opções como a Lufthansa ou a Air France-KLM. “A conectividade com o hub aeroportuário de Barajas iria potenciar o turismo e a economia do país — e não só a TAP como também a Ibéria têm aqui um papel importante”, reiterou Costa Silva, nessa entrevista.
No Parlamento, o ministro foi questionado sobre o Estado ser bom ou mau acionista, assumindo que “disse que não era bom para uma empresa como Efacec e muito provavelmente no caso da TAP”. “Não podemos dissociar papel do estado, precisamos de Estado que seja acionista de muitos setores como educação e saúde”, defende.
(Notícia atualizada às 16h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iberia “não é a melhor solução” para a TAP, admite Costa Silva
{{ noCommentsLabel }}