Confiança dos consumidores melhora pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro
Otimismo dos consumidores continua a recuperar. Confiança com situação económica do país está em máximos de um ano, de acordo com o INE.
Os consumidores portugueses continuam a ganhar confiança na evolução da economia, depois de este indicador ter atingido em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e fevereiro deste ano, invertendo a tendência negativa dos três meses anteriores. O instituto destaca ainda a subida “significativa” do saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país neste último mês, “atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 2022”.
Indicador de confiança dos consumidores desde 2009
A evolução positiva deve-se ao “contributo positivo das perspetivas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar”.
Já no que toca ao saldo das perspetivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, registou-se um novo aumento, em linha com os últimos quatro meses. Por oposição, setembro e outubro de 2022 foram os dois meses onde se registaram os valores mais baixos desde o início da pandemia.
O INE refere ainda que “o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução dos preços diminuiu em fevereiro, permanecendo abaixo do valor máximo da série registado em outubro”.
Empresas menos confiantes com evolução económica
O instituto português avança ainda que se registou também um aumento do clima económico nos primeiros dois meses do ano, sendo que os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, no Comércio e nos Serviços, mas diminuíram na Construção e Obras Públicas.
O INE acrescenta ainda que “o saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu expressivamente entre novembro e fevereiro na Indústria Transformadora, atingindo o valor mais baixo desde janeiro de 2021″.
“Este saldo também diminuiu em fevereiro nos Serviços e na Construção e Obras Públicas, tendo aumentado no Comércio”, remata o instituto.
(Notícia atualizada pela última vez às 10h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Confiança dos consumidores melhora pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro
{{ noCommentsLabel }}