Investimento em eólicas “offshore” pode chegar aos 40 mil milhões de euros
Instalar 10 GW de produção eólica offshore em Portugal até 2030 pode significar um investimento de 40 mil milhões de euros.
O Governo quer aumentar a produção de energia eólica offshore em Portugal dos atuais 25 MW (megawatts) para 10 GW (gigawatts) até 2030, por via de um leilão que deverá ser realizado ainda este ano e que poderá resultar num investimento entre 30 mil milhões e 40 mil milhões de euros, noticia o Jornal de Negócios.
Até agora, há três empresas interessadas: a alemã BayWa, o consórcio espanhol e irlandês IberBlue Wind e o fundo de investimento dinamarquês Copenhagen Infrastructure Partners, que têm previsto investimentos de 12.500 milhões de euros para instalar 3,6 GW. Por isso, o Jornal e Negócios refere que este montante pode mais do que triplicar.
“Estamos a falar de investimentos na ordem dos 30 a 40 mil milhões de euros para instalar os 10 GW”, afirma António Sarmento, fundador do WavEC Offshore Renewables – Centro de Energias Offshore, ao mesmo jornal, valor que é corroborado pelo presidente da Associação de Energias Renováveis (APREN), Pedro Amaral Jorge, que, contudo, salienta ainda ser “cedo” para ter números mais precisos. O grupo de trabalho mandatado pelo Governo já definiu cinco zonas para instalar turbinas flutuantes, num total de 3.393 km2 e a proposta está em consulta pública até 13 de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investimento em eólicas “offshore” pode chegar aos 40 mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}