Operação de equity raise de 2 mil milhões da EDP e EDPR com apoio da Morais Leitão e Uría Menéndez

A Morais Leitão esteve do lado da EDP e da EDPR. Os coordenadores globais responsáveis pela oferta foram assessorados pela Uría Menéndez, escritórios de Madrid e Lisboa.

A EDP e a EDP Renováveis (EDPR) realizaram uma operação de equity raise de 2 mil milhões de euros através de colocações aceleradas junto de investidores institucionais. A Morais Leitão esteve do lado da EDP e da EDPR. A King & Wood Mallesons de Madrid assessorou a EDPR nos aspetos de direito espanhol da transação. Os coordenadores globais responsáveis pela oferta foram assessorados pela Uría Menéndez, escritórios de Madrid e Lisboa.

“O equity raise na EDP envolveu a emissão de 218.340.612 ações e um montante total angariado de aproximadamente mil milhões de euros e foi anunciado para financiar a oferta de compra das ações detidas pelos acionistas minoritários na EDP Energias do Brasil, S.A. Por sua vez, o equity raise na EDPR envolveu a emissão de 50.968.400 ações e também um montante total angariado de aproximadamente mil milhões de euros, com o objetivo de financiar o desenvolvimento de cerca de 17 GW de capacidade instalada em projetos de energias renováveis até 2026″, explica a Morais Leitão.

A equipa da Morais Leitão envolvida na operação foi liderada pelo sócio Ricardo Andrade Amaro e que contou com a participação da sócia Diana Ribeiro Duarte, do associado sénior Pedro Capitão Barbosa e da associada Margarida Mesquita Machado.

Em comunicado, a Morais Leitão sublinha que cada uma das transações envolveu a negociação e a celebração de acordos de investimento com investidores “âncora” que permitiram proporcionar certeza adicional na respetiva execução, permitindo assim “diminuir os riscos associados à operação com o acordo de investimento entre a EDPR e o investidor âncora GIC, o veículo de gestão das reservas internacionais de Singapura com 654b euros sob gestão, inclusivamente a fixar o preço de subscrição na oferta da EDPR”.

“Esta estrutura é absolutamente inovadora em Portugal e a Morais Leitão foi responsável pela estruturação, negociação e implementação, de um ponto de vista jurídico, de tais acordos de investimento com os investidores âncora”, referem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação de equity raise de 2 mil milhões da EDP e EDPR com apoio da Morais Leitão e Uría Menéndez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião