Portugueses vão pagar mais pela água no futuro, alerta Filipe Duarte Santos

  • Capital Verde
  • 22 Março 2023

Perante o agravamento da situação da seca e da escassez de água, o presidente do CNADS admite ser "inevitável" que a fatura da água venha a aumentar no futuro.

O presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e relator do Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (IPCC) alerta que a água em Portugal não reflete o seu custo real e não descarta a eventual inevitabilidade de a fatura da água dos consumidores vir a encarecer no futuro.

Em entrevista à Renascença esta quarta-feira, Filipe Duarte Santos explica que “a forma como se vai calcular o preço da água daqui para a frente – sabendo que a tendência é de maior escassez de água – é uma questão de natureza social e política” e não tem ilusões de que um aumento do preço da fatura “é inevitável”.

E justifica: “se nós queremos evitar que haja uma escassez de água, teremos de fazer este percurso que outros países já fizeram, e estão a fazer, devido a essas alterações climáticas que provocam menos precipitação não só em Portugal, mas em Espanha, em Itália, na Grécia, todo o Mediterrâneo e noutras regiões do mundo” onde os períodos de seca prolongados são uma constante.

O responsável alerta ainda que, no futuro, a resposta às secas recorrentes estará na captação das chamadas “disponibilidades alternativas” de água que incluem águas residuais tratadas para a agricultura, “que absorve 76% do total da água consumida em Portugal”, e estações de dessalinização de água, como as que estão projetadas para o Algarve e para o Litoral Alentejano.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses vão pagar mais pela água no futuro, alerta Filipe Duarte Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião